Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/05/2014

Empresários estão mais pessimistas

"Cbic"
13/05/2014

Valor Econômico

Empresários estão mais pessimistas

Por Guilherme Serodio | Do Rio 

 O pessimismo dos empresários com a Copa do Mundo cresce com a proximidade do evento, aponta a pesquisa International Business Report 2014 (IBR) contratada pela consultoria Grant Thornton e divulgada com exclusividade para o Valor . De acordo com a pesquisa, 88% dos empresários brasileiros não planejam aumentar seus investimentos por conta do evento e 58,7% não farão novas contratações em decorrência da Copa do Mundo.

A sondagem, realizada no primeiro trimestre de 2014 com 300 executivos de companhias brasileiras, mostra números piores do que os apresentados no último trimestre de 2013. Na época, 82,7% dos empresários consultados não pretendiam aumentar investimentos, enquanto 53,3% não previam novas contratações para a Copa.

A maioria dos executivos (50,7%) ainda acredita que a Copa vai ajudar a impulsionar a economia brasileira este ano. Na visão dos empresários, o torneio beneficiará principalmente o turismo, para 57,7% dos entrevistados, e a construção civil (18,7%).

A expectativa de um impacto positivo da Copa sobre a economia também caiu. No ano passado, 64% dos consultados acreditavam que o torneio impulsionaria a economia. A pesquisa foi realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de janeiro e Porto Alegre.

Os paulistas são os mais pessimistas. Dentre eles, 52% acreditam que a Copa não vai impulsionar a economia. A posição é compartilhada por 4,62% dos cariocas e 36,7% dos gaúchos.

Madeleine Blankenstein, sócia da Grant Thornton, afirma que a grande deficiência nos preparativos para a Copa foram os atrasos em obras de infraestrutura. Apenas 7,7% dos entrevistados apontam as melhorias em infraestrutura como um legado do torneio.

"Tanto a iniciativa privada quando o governo demoraram muito para começar os projetos. Muita coisa devia estar pronta", diz Madeleine. "O evento pode ser um sucesso e o legado de curto prazo vai existir, mas faltaram investimentos em transporte, telefonia e banda larga", afirma.

Os executivos também apontam a Copa do Mundo como causadora de problemas. Para 28,1% das pessoas ouvidas, as obras dos estádios aumentaram o trânsito nas cidades-sede. A poluição sonora é apontada como outra consequência negativa por 3,5% dos pesquisados e a criminalidade, por 2,3%.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RIO
Sinduscon-DF
Sinduson – GV
Sinduscon-AM
ADIT Brasil
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Ademi – SE
Sinduscon-BNU
Sinduscon-TAP
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon PR – Noroete
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea