
AGÊNCIA CBIC
Emoção marca formatura da primeira turma do Programa Canteiro Escola

Josiane Tavares, Odair José Santos, Jacilene Sousa da Silva, Jorge Luís de Jesus Magalhães e outros 23 alunos conquistaram no dia 06/04 a profissionalização para atuarem no restauro de bens do Patrimônio Histórico de São Luís/MA. O grupo integrou a lista de vidas transformadas naquela noite, no Teatro João do Vale, na capital maranhense. A data marcou a formatura da primeira turma do Programa Canteiro Escola em São Luís.
Compuseram a mesa de honra na noite da conquista do diploma, parceiros e criadores da iniciativa:
- Celso Gonçalo, vice-presidente executivo da Fiema
- Eduardo Braide, prefeito de São Luís
- Kátia Bogéa, presidente da Fumph
- Raimundo Arruda, diretor regional do Senai
- Fábio Nahuz, vice-presidente executivo da Fiema e presidente do Sinduscon-MA
- Albertino Leal, superintendente do Sebrae-MA
Da cerimônia de certificação também participaram familiares dos concluintes e representantes das empresas apoiadoras do programa.
A trajetória dos concludentes, iniciada em novembro de 2021, passou por diferentes momentos desde a euforia e a curiosidade da aula inaugural, até o fechamento dos cursos de Pedreiro de Revestimento, com o instrutor do Senai- MA, José Costa Sousa, e de Pintor de Obras Imobiliária, com os instrutores Elizangela Cerqueira e Carlos Boniek Durans, ambos com 400h de duração.
São jovens, adultos e idosos em primeira ou segunda formação, iniciando a carreira profissional, buscando qualificação no mercado em que já atuam ou até, apostando em uma mudança de carreira já na terceira idade.
É o caso de Luiz Carlos Marinho, 61, concluinte do Curso de Pintor. Ele conta que conseguiu desenvolver habilidades, graças à dedicação dos instrutores e colegas e aconselha:
“A idade não é impedimento para ninguém, a gente tem que acreditar e confiar que pode fazer e aprender. Foi assim que deu certo comigo e pode dar certo para quem quiser. Agora, posso mostrar o meu trabalho profissional. Essa foi uma grande iniciativa e tenho a gratidão pelo tratamento que tive aqui. Posso falar para todos que tenho a honra de ter participado da reforma do Mercado das Tulhas e de ter aprendido muito.”
As mulheres também tiveram o seu espaço garantido pelo Programa. Se antes, para Jacilene Silva, 29, pintar era “só passar uma tinta”, hoje, com o certificado de Pintor de Obras Imobiliárias em mãos e emocionada, ela revela o que aprendeu. “Esse é um momento muito bom pra mim, tive a oportunidade de passar no seletivo. Tive conhecimento de coisas que eu não tinha, pois para mim, pintar era só passar a tinta. Mas, eu soube como emassar a porta e fazer a produção do ferro. Agora eu tenho uma profissão para entrar no mercado de trabalho”.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, cumprimentou alunos e apoiadores do Programa. “Esse é um projeto belíssimo e aqui, eu quero parabenizar a Fiema e todos os órgãos e empresas envolvidos, que deram oportunidade aos alunos de entrarem no mercado de trabalho.”
Para o vice-presidente executivo da Fiema, Celso Gonçalo, a noite foi de comemorar os resultados obtidos. “Estamos muitos contentes em ver a felicidade no rosto de cada concluinte que hoje está preparado para trabalhar na construção civil do patrimônio histórico”.
O Senai-MA foi o responsável pela formação teórico-prático dos alunos. “Capacitamos 27 profissionais que hoje entendem o valor da preservação e manutenção do nosso centro histórico, além de estarem preparados com teoria e prática para intervir em edificações para restauro do nosso patrimônio”, afirma o diretor regional do Senai-MA, Raimundo Arruda.

Com o êxito alcançado, o vice-presidente executivo da Fiema e presidente do Sinduscon-MA, Fabio Nahuz, aproveitou a oportunidade para anunciar a continuidade do projeto. “O dia de hoje é de celebração por ver o sonho realizado de cada pessoa que recebeu essa capacitação e que vai ter um emprego. Vamos seguir com um programa maior, que será outra fase deste, para que consigamos beneficiar mais pessoas a serem inseridas no mercado de trabalho”.
Canteiro Escola
O Programa Canteiro Escola é resultado da parceria público-privada entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), as entidades do Sistema Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) –, Sinduscon-MA e Sebrae.
O primeiro bem arquitetônico recuperado por meio do Programa Canteiro Escola foi o Mercado das Tulhas, também conhecido como Feira da Praia Grande ou Casa das Tulhas, uma construção do início do século XIX, considerado o mais antigo mercado de São Luís. A edificação integra o conjunto tombado em nível federal e fica na área declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1997. As quatro fachadas do mercado receberam intervenções como reboco, beirais, esquadrias, gradis e pintura.
O Sinduscon e o Sistema Fiema foram responsáveis pela aquisição e manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), durante a realização do curso, conforme determinação da legislação vigente e orientados pelo Senai-MA. A equipe técnica da FUMPH deu suporte especializado aos professores e supervisionou as aulas e as empresas do setor de construção e instituições parceiras apoiaram, com bolsas auxílio, os alunos do Programa.
Veja as empresas e instituições parceiras do programa:
- Eneva
- B2O
- Alfa Engenharia
- Equatorial
- Dimensão Engenharia
- Silveira Engenharia
- Equatorial Energia
- MH Arquitetura Urbanismo e Construções
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão
- MRV Engenharia
- Construtora Escudo
- Alfa Engenharia
- Constans Construtora
- Construtora Canopus
- Marcelo Helal
- Vale
- Silveira Engenharia
- Consórcio Alumar
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão
(Com informações da Fiema)