Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/09/2019

Em SP, CBIC discute cidades inteligentes e ferramenta Edge

Arthur Parkinson (Secovi-SP), Águeda Muniz (Prefeitura de Fortaleza) e Nilson Sarti (CBIC)

O vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti, participou nesta quarta-feira (18), em São Paulo (SP), do último dia do Connected Smart Cities 2019 (CSC-19), o mais importante evento de cidades inteligentes do Brasil e um dos maiores da América Latina. A programação do evento promove a discussão sobre temas como conectividade e sustentabilidade, que têm interface com os projetos ‘Desenvolvimento sustentável na indústria da construção’ e ‘O Futuro da Minha Cidade’, realizados pela CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), respectivamente.

Esta é a quinta edição do evento, que teve início ontem, no shopping Frei Caneca, e contempla exposição de produtos, serviços e soluções que estão sendo implementadas mundialmente. Sarti focou sua atenção às palestras ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. Exemplo disso foram as apresentações ‘Fortaleza Cidade Competitiva’ e ‘Fortaleza Online: um novo olhar do licenciamento urbano e ambiental’, ministradas pela secretaria municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da capital cearense, Águeda Muniz. “A grande mensagem aqui é fazer planejamento urbano olhando para frente, interpretando e incorporando a tecnologia ao cotidiano da população. Visualizamos boas ideias, que estão sendo ou podem ser trabalhadas nos projetos da CBIC para a promoção de cidades inteligentes e sustentáveis”, resumiu Sarti.

Excelência em design para maior eficiência

Ainda em São Paulo, Nilson Sarti irá participar, nesta quinta-feira (19), a partir das 10h, de uma discussão sobre o processo de certificação Edge (Excellence in Design for Greater Efficiencies), uma nova ferramenta que visa a melhorar os índices de sustentabilidade dos empreendimentos. Em processo de implantação no Brasil, com apoio da CBIC, ela é oferecida pelo International Finance Corporation (IFC), entidade ligada ao Banco Mundial e que fomenta iniciativas privadas. O selo também deverá ser usado em toda a América Latina. “O objetivo do Edge é atingir as metas estabelecidas durante a COP 21, cúpula do clima de Paris”, afirma Sarti.

A nova ferramenta tem custos bem menores se comparados aos de outros selos disponíveis e é capaz de aferir o desempenho das edificações ainda na fase de projeto. O debate acontecerá no Itaú BVA, dentro da programação do Seminário Mercado Imobiliário e a Era dos Edificios Verdes, promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em parceria com a IFC.

Curso sobre certificação Edge em Salvador

Na sexta-feira (20), das 9h às 18h, acontece em Salvador (BA) o curso ‘Melhore o seu projeto e obtenha Outorga e IPTU Verde’ através da certificação Edge, na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), que promove a capacitação em parceria com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA). “Será uma grande oportunidade para as empresas capacitarem suas próprias equipes para trabalharem com a ferramenta, formando profissionais Edge Expert e assim certificarem seus projetos gerando benefícios para toda sociedade”, afirma Sarti, que participará do evento.

O curso tem o apoio da CBIC e reunirá especialistas internacionais apresentando de forma prática e simples o sistema de certificação Edge. Dividido em dois momentos, o turno da manhã será de livre acesso ao público apresentando histórico e demonstração prática sobre certificação dentre outros tópicos. No turno da tarde, será ministrado um workshop voltado para equipe técnica das empresas que farão a inserção dos seus projetos na ferramenta, aproveitando, sobretudo os incentivos de Outorga e IPTU Verde.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-SF
Sinduscom-NH
Ademi – SE
Sinduscon-GO
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-AM
Sinduscon-MS
Sinduscon-ES
Sinduscon-TAP
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea