Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/12/2021

Em Miami, CBIC apresenta oportunidades de investimentos do setor

O vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Eduardo Aroeira, falou sobre Fundos e Mercado Imobiliário no fórum Invest in Brasil, edição Miami. A palestra foi realizada nesta quarta-feira (8) para um público de empresários internacionais, em Miami, nos Estados Unidos. Aroeira foi convidado pela Apex-Brasil para falar sobre o tema aos investidores estrangeiros.

Aroeira apresentou os números da construção brasileira com o objetivo de mostrar as oportunidades de investimentos existentes no país. Um dos pontos abordados foi o desempenho do mercado imobiliário comparando os períodos de 2019 e 2020. Segundo ele, o ano de 2020 contou com 33,2% a mais de lançamentos, deu um salto de 3,9% nas vendas e de 4,8% de oferta final. Sobre o tema, Aroeira ainda destacou os métodos de financiamento, com dados de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Sobre habitação de interesse social, Aroeira ressaltou que o déficit habitacional brasileiro é de 7,8 milhões de moradias, sendo o Sudeste a região com maior demanda, com 2,9 milhões de moradias (38% do total). Dados do FGTS mostram que 500 mil moradias são construídas anualmente no país. “Seriam necessários mais de 20 anos para atender a necessidade de 11,4 milhões de moradias”, ressaltou.

Outro tema abordado foi sobre os fundos de investimento imobiliário (FIIs), destacando a evolução do patrimônio líquido em dólares, que foi de U$ 36.641 no mês de setembro de 2021, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Aroeira ainda apontou os avanços legislativos que fazem parte da indústria da construção, entre eles, a Lei 13.786, que reforça a segurança jurídica nos contratos; projeto que simplifica concessão de licenciamento urbano; projeto que simplifica e dá maior segurança no licenciamento ambiental e reorganização da Comissão Especial do Sistema de Registro de Imóveis.

O vice-presidente da CBIC ainda apresentou dados sobre o mercado dos escritórios, do mercado logístico e a participação do e-commerce nas vendas do varejo.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
Sinduscon-Caxias
ADIT Brasil
ADEMI-AM
SECOVI-SP
Sinduscon-PE
Ademi – DF
Sinduscon-AL
SECOVI- PB
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
AELO
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea