Jornal do Commercio PE/PE
Em busca da sustentabilidade
Construções ecológicas e medidas de responsabilidade ambiental são algumas das ações adotadas pelo setor da construção civil em busca de projetos sustentáveis. Relatório da consultoria Navigant Research atesta as mudanças que estão ocorrendo e aponta que o mercado mundial de materiais ecológicos deve ter um crescimento de quase 120% até 2020, passando dos atuais US$ 116 bilhões para mais de US$ 254 bilhões. Além do uso de produtos ecológicos e da adoção de soluções construtivas de menor impacto ambiental, as empresas também investem em certificações que atestam o uso de medidas sustentáveis.
A Construtora Vertical, empresa pernambucana com expertise em obras de concessionárias, hospitais e hotéis, foi uma das primeiras a se filiar ao Green Building Council (GBC Brasil), entidade que tem como foco o desenvolvimento da construção sustentável no País.
A demanda por edifícios sustentáveis desperta o interesse por produtos que também contenham credenciais ecoeficientes, diz Pedro Lucas, diretor comercial da empreiteira.
De acordo com Pedro Lucas, essa tendência também é observada nas construções corporativas. As empresas, comércio e indústria, estão buscando alternativas para economizar e fazer uso consciente dos recursos naturais.
Em suas obras, a Pernambuco Construtora adota soluções sustentáveis e possui a certificação ISO 14001 em Gestão Ambiental, além de ter sido uma das primeiras do Estado a implantar o Sistema de Gestão Integrado (SGI) com as certificações ISO 9001, de qualidade, e OHSAS 18001, de segurança e saúde ocupacional.
A Reserva Camará um complexo multiuso que está sendo desenvolvido no município de Camaragibe por um grupo de empresas formado pela AB Côrte Real, Casa Grande, Consulte Engenharia, Masf, Moderno e a FMSA Carrilho adota o programa Desperdício Zero para a construção do primeiro projeto do complexo, o Camará Shopping, que conta com uma recicladora móvel de resíduos da construção.
MEIO AMBIENTE
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, empresas do Recife realizaram ações de sensibilização em escolas e shoppings. A Reserva Camará fez o lançamento do projeto de reflorestamento Sempre Mais Verde numa escola municipal em Aldeia. O projeto prevê o plantio de 5 mil mudas de árvores no entorno do empreendimento.
Já a concessionária Rota dos Coqueiros, que opera o sistema viário da Ponte do Paiva e da Via Parque, celebra a data com ações educativas durante a semana, com a distribuição de sacos de lixo para carros e plantio de mudas na Estrada de Itapuama pelos moradores da região.
Até o próximo dia 16, a Pernambuco Construtora promove a exposição Vida Útil em suas lojas do RioMar Shopping e do Shopping Recife. Na exposição, há móveis e objetos de decoração produzidos com resíduos de obras.
Os produtos foram desenvolvidos pelos operários da construtora durante as oficinas do Projeto Vida Útil, em parceria com a empresa pernambucana Lixiki. Matérias-primas como restos de madeira, gesso, telas de proteção, lonas e sacos de cimento deram origem a bancos, luminárias, revisteiros e pufes.
|