Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/02/2024

Eleições, agenda verde e economia são desafios para 2024, diz analista

Eleições municipais, pauta econômica e agenda verde serão os principais temas de 2024. A análise é do cientista político Leonardo Barreto que participou da reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada nesta quarta-feira (21), em Brasília.

Principal acontecimento do ano, as eleições municipais devem ser impactadas pela atual estrutura do Orçamento da União, que concentra grande parte dos gastos públicos sendo definida por deputados e senadores, por meio das emendas parlamentares. Leonardo Barreto enfatizou que esse controle do Legislativo sobre os recursos pode afetar a relação política que as cidades têm com os parlamentares e influenciar o resultado eleitoral.

“Muitas cidades, em especial as menores, têm hoje no deputado ou senador o principal vetor de desenvolvimento e de dinamização da economia local. Então as emendas ganham cada vez mais relevância para as cidades e devem influenciar o processo eleitoral deste ano. Por isso vemos esses desencontros constantes entre Executivo e Legislativo pela definição dos rumos do Orçamento”, disse.

Na pauta econômica, o cientista político pontuou desafios do ano como a regulamentação da Reforma Tributária, que deve ter suas leis complementares votadas pelo Congresso Nacional nos próximos meses, a aplicação do arcabouço fiscal e a proposta da reforma da renda. “Também precisamos incluir a erosão fiscal, com a tentativa do governo de atingir o equilíbrio pela arrecadação, diminuindo setores que considera ter recebido benefícios fiscais, e a substituição do presidente do Banco Central, que deve ocorrer em dezembro, certamente vão movimentar o cenário econômico do país”, contou.

A pauta verde foi outro tema apontado por Leonardo Barreto como destaque em 2024. “Assuntos como descarbonização, hidrogênio verde, mobilidade sustentável e transição energética são pautas positivas que devem ser tocadas pelo Congresso este ano. Além disso, Belém (PA) receberá, em 2025, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Pontos que devem colocar ainda mais luz sobre essa pauta verde”, reforçou.

A atuação internacional do governo, a pauta institucional e a polarização foram outros pontos destacados pelo cientista político como desafios de 2024.

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SP
ASBRACO
ADIT Brasil
Ademi – ES
SECOVI-SP
Sinduscon-ES
Sinduscom-SL
Sinduscon-SF
Sinduscon – Vale
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea