Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/05/2014

Eleição é outro fator de incerteza

"Cbic"
20/05/2014

DCI Online

Eleição é outro fator de incerteza

O cenário desafiador no mercado de construção fez, pela primeira vez na história, o Sindicato da Construção (Sinduscon-SP) rever para baixo a perspectiva de crescimento do setor. Entre as incertezas do mercado apontado pelo presidente da entidade, Sérgio Watanabe, a perspectiva da reeleição de Dilma Rousseff à Presidência e os problemas do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, são decisivos para diminuir o otimismo da indústria da construção civil.

DCI: Qual a perspectiva de incremento da construção este ano?

Sérgio Watanabe: Ano passado esperávamos um crescimento de 2,5% este ano. Em função do crescimento pequeno registrado nos três primeiros meses de 2014, esperamos agora um crescimento de 1% a 3%, dependendo do desempenho do Produto Interno Bruto [PIB].

DCI: Como o empresário do setor está encarando a economia atual?

SW: Os indicadores apontam uma perspectiva negativa da economia para ao longo de 2014, isso prejudica o desempenho de empresas da indústria, comércio e serviços.

DCI: Há uma perspectiva de melhora no setor para 2015?

SW: As perspectivas também são ruins para 2015. O País precisa se aprumar para crescer.

DCI: Em sua opinião, o mercado pode reagir melhor em situação de mudança de presidente?

SW: Acredito que o empresariado está respondendo mal à política econômica da presidente Dilma, vide os indicadores na Bolsa que sobem, mediante à queda de intenção de votos na candidata. O otimismo pode aumentar em um cenário de mudança do governo.

DCI: O ex-presidente Lula, que iniciou o programa Minha Casa Minha Vida, foi bem aceito pelos empresários da construção?

SW: Sim, o primeiro mandato do Lula foi positivo e houve apoio da cadeia da construção civil. A Dilma começou na mesma linha, mas errou em alguns aspectos que resultou nessa sensação de insegurança na economia brasileira.

DCI: Quais os principais problemas do programa Minha Casa Minha Vida?

SW: A primeira fase, em 2009, foi o melhor momento do programa. As condições para aquisição de um imóvel eram mais acessíveis. Depois disso tivemos problemas. Mas o programa é bom e já vendeu mais de 3,3 milhões de imóveis.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PR
Sinduscon-MS
Sinduscon – CO
Sinduscon-CE
Sinduscon-TAP
Ademi – DF
Sinduscon-DF
Sinduscom-SL
ASEOPP
Sinduscon-JP
Sinduscon-PLA
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea