Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/03/2024

Elas constroem: mulheres buscando espaço na indústria da construção

O projeto “Elas constroem”, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ressalta a importância das mulheres no campo da construção, convidando profissionais ativas para participarem da Semana das Mulheres. Nos canteiros de obras em todo o mundo, as mulheres estão desafiando as expectativas e redefinindo o papel das profissionais no setor da construção. Longe de serem apenas uma minoria, elas estão presentes em diversas funções. 

Com lideranças exemplares, elas estão deixando sua marca na indústria e inspirando uma nova geração a seguirem seus passos. Além disso, a inclusão de mais mulheres na construção está trazendo benefícios tangíveis, como ambientes de trabalho mais colaborativos, equipes mais criativas e resultados de projetos mais inovadores.  

À medida que celebramos as conquistas das mulheres na construção, também reconhecemos a importância de continuar quebrando barreiras e eliminando os obstáculos que ainda persistem. Com políticas de igualdade de oportunidades e um compromisso renovado com a diversidade, podemos garantir que o setor da construção seja verdadeiramente inclusivo e representativo de toda a sociedade. O futuro da indústria está nas mãos das mulheres que estão construindo um novo caminho, um tijolo de cada vez. 

Bia Kern é fundadora e presidente da Organização Não Governamental Mulher em Construção, uma iniciativa pioneira que desde 2006 capacita mulheres para atuarem no setor da construção. Além de sua dedicação à ONG, Kern também é fundadora da Organização da Sociedade Civil (OSC) Mulher em Construção e se destaca como uma das empreendedoras sociais brasileiras reconhecidas pela organização Womanity Foundation.  

Para a presidente da ONG, a participação feminina no setor é importante para o avanço das áreas de operação e manutenção, “A participação das mulheres na área da construção é fundamental para o crescimento da cadeia produtiva das áreas de operação e manutenção, a mulher já vem naturalmente com aquele olhar mais refinado com a questão do cuidado, do acabamento, da segurança, são habilidades fundamentais para a gente entregar o melhor serviço”, destacou.  

No cenário da construção brasileira, as mulheres estão desafiando estereótipos e conquistando espaço em um setor tradicionalmente dominado por homens. De acordo com dados recentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o número de mulheres registradas como engenheiras e arquitetas tem aumentado constantemente nos últimos anos, representando atualmente 20% do total de profissionais ativos no país. 

Apesar desse avanço, as mulheres na construção ainda enfrentam uma série de desafios. Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, em média, as mulheres ganham 30% menos do que os homens para desempenhar as mesmas funções no setor. Além disso, a falta de representatividade feminina em cargos de liderança ainda é uma realidade, com poucas mulheres ocupando posições de destaque em empresas e órgãos relacionados à construção. 

Kern ressalta os desafios enfrentados pelas mulheres no setor, “Ainda há muitos desafios, precisamos correr para mudar a questão da desigualdade, de oportunidades, a questão do abuso moral e sexual, a não escuta da mulher enraizada na nossa cultura, precisamos urgente de ações afirmativas das empresas, dos governos, da sociedade como um todo, fazendo com que a gente efetivamente mude a nossa questão de ver as obras e as nossas construções”, concluiu.  

Ao longo da semana novas histórias de mulheres na construção serão contadas no site. Fique por dentro!   

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-MT
Ademi – ES
Sinduscon-RR
Sinduscom-VT
Sinduscon-BNU
Sinduscon – Lagos
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Abrainc
Aconvap
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea