Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/09/2019

Eficiência energética é pauta de evento no Sinduscon-PR

O Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) promove no próximo dia 3 de outubro, às 19h, a sua reunião de associados com o tema especial ‘Eficiência Enérgética. O evento irá marcar a nova fase do projeto desenvolvido em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que torna a sede administrativa do  Sindicato autossuficiente em energia elétrica.

O diretor da Petinelli, empresa especializada em consultoria de projetos de engenharia para a certificação de construções verdes no Brasil, Guido Petinelli, que acompanhou todo este processo, fará uma palestra sobre os desafios e benefícios do projeto realizado na entidade, que visa a utilização da energia elétrica de forma mais eficiente e racional.

Ele explica que no ano passado, no chamamento público feito pela Copel, 30 empresas foram selecionadas, sendo que o do Sinduscon/Seconci ficou em segundo lugar em eficiência energética.

Também estarão presentes no evento o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, e Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council.

Certificação

Além de todas as ações de eficiência energética, como parte de uma visão futura de Zero Energia, o projeto contemplou a implantação de um sistema de geração local de energia renovável de 90,1 KW de potência instalada, o que irá resultar em uma economia anual de aproximadamente R$ 62 mil.

O projeto também foi pensado e preparado para habilitar a entidade a pleitear a certificação GBC ZERO ENERGY ao GBC Brasil, organização que concede o selo às edificações de acordo com critérios que estimulam a eficiência energética.

O conceito é atestar que em 12 meses corridos de operação a conta entre energia produzida e consumida pela edificação não passe de zero. A edificação será altamente eficiente do ponto de vista energético, com geração de energia on site ou off site. Segundo dados do GBC Brasil, no ano passado foram oito pedidos de registros para esta modalidade, cinco delas já certificadas. Em dois anos, são 19 projetos registrados, com sete certificações em todo o Brasil.

Em 2018, o País foi um dos protagonistas no movimento de construções sustentáveis. De janeiro a dezembro, foram 88 registros (três vezes mais que o ano anterior) de empreendimentos que solicitaram a certificação. Já para este ano, estima-se um crescimento de 40% comparado ao ano anterior.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Sinduscon-PR)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
SECOVI-GO
Sinduscon-RN
Sinduscon-TAP
Ademi – MA
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – DF
Sinduscon-Norte/PR
Ademi – SE
Sinduscon Chapecó
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea