Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/06/2013

Educação é fator chave para indústria voltar a crescer

"Cbic"
19/06/2013

Brasil Econômico/BR

Educação é fator chave para indústria voltar a crescer

Mapa da CNI aponta ainda o aumento do mercado interno como ótima oportunidade
 Cassiano Viana  
 A Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou a educa cão como fator chave para aumentar os níveis de produtividade da indústria brasileira, em seu "Mapa Estratégico da Indústria 2013 – 2022". Robson Andrade, presidente da CNI, apresentou o estudo ontem em Brasília, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. O documento estabelece metas e diretrizes para melhoria da indústria nacional e o aumento de competitividade.
 Para a CNI, a baixa qualidade da educação básica, a reduzi da oferta de ensino profissional e as deficiências no ensino superior no país limitam a capacidade de inovar e a competitividade das empresas.
 O documento lembra que o "Relatório Global de Competitividade 2012 – 2013", elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, coloca o Brasil na 126 a posição em termos de qualidade da educação primária, atrás de países como México, Chile, Rússia e Espanha, e na 57ª posição no pilar educação superior e treinamento. Em termos de disponibilidade de engenheiros e cientistas, o mesmo relato rio avalia que o Brasil está na 113ª posição entre 144 países.
 O documento da CNI destaca ainda, como tendências nacionais de forte impacto na indústria, o crescimento do mercado consumidor interno, as transformações estruturais da população brasileira com destaque para o acelerado envelhecimento populacional e a reconfiguração espacial da atividade econômica. Essas tendências, para a Confederação, são ameaças, mas também oportunidades para a indústria brasileira.
 De acordo com o estudo, a tendência é de que a classe C que já representa 55%, da população continue crescendo nos próximos anos, sustentando o mercado interno brasileiro. A consolidação de um mercado interno vigoroso é uma vantagem a ser explorada.

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SF
Sinduscon-MS
Sinduscon-MA
Sicepot-RS
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-CE
ADEMI – BA
Sinduscon-SM
ANEOR
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-BC
Sinduscon-Mossoró
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.