Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/07/2023

Economista da CBIC debate mudanças no INCC

Atualizações do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) começam a valer a partir deste mês. Criado para monitorar o avanço dos custos relacionados a materiais, serviços e mão de obra utilizados na construção de residências no Brasil, o índice conta com abrangência na medição de preços se tornando imprescindível para acompanhar a dinâmica do mercado.

A economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, ressaltou na última terça-feira (18), durante webinar promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), a importância do encadeamento do novo INCC à série antiga. “O INCC é usado de Norte a Sul do país. Sem esse encadeamento teríamos mais dificuldade em acompanhar as variações do índice em um período maior que nos permitam, por exemplo, identificar mudanças estruturais”, apontou. 

A atualização do índice foi baseada em orçamentos analíticos fornecidos por construtoras de grande relevância no âmbito nacional. O coordenador dos Índices de Preço do IBRE, André Braz, explicou durante o evento que tal medida permitiu que o INCC passasse a ser calculado para diferentes padrões construtivos (econômico, médio e alto) em cada uma das sete cidades componentes do índice.

Ainda durante o evento, a coordenadora de Projetos da Construção do IBRE, Ana Maria Castelo, recordou as mudanças pelas quais o setor passou desde a atualização anterior, em 2009, e que levaram à necessidade dessa nova revisão. “Nesses 14 anos muitas empresas passaram a ter menos mão de obra própria e passaram a contratar serviços especializados em determinadas atividades. Isso reflete uma mudança estrutural que afeta o indicador”, disse

Clique aqui e assista! 

(Com informações da FGV) 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MT
Sicepot-PR
Aconvap
Sinduson – GV
Ademi – RJ
Ascomig
Ademi – PR
Sinduscon – CO
Ademi – PE
SECOVI-SP
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea