
AGÊNCIA CBIC
DNCS no Rio de Janeiro – Construção Civil firma parceria com secretaria de trabalho e renda do Estado
Abertura do Dia Nacional da Construção Social foi palco para assinatura de convênio
A abertura do VII Dia Nacional da Construção Social (DNCS), no Rio de Janeiro, foi marcada por mais um avanço do setor da construção civil no sentido de ampliar seu trabalho de qualificação profissional e inclusão social. O evento, coordenado pela CBIC e promovido pelo Seconci-Rio e pelo Sinduscon-Rio, e que este ano tem como tema “Educação para a Vida: pequenos gestos para construir uma grande cidade”, serviu para que o Seconci-Rio, através de seu presidente, João Manuel Martins Fernandes, e o Sinduscon-Rio, com o presidente Roberto Kauffmann, firmassem um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB), que vai ampliar a divulgação e o alcance dos cursos oferecidos pelas entidades do setor em todo o Rio de Janeiro.
“É uma parceria de grande relevância social”, festejou a Secretária Roseli Duarte. “Esse acordo vai nos permitir alcançar o que mais buscamos, que são oportunidades para o cidadão iniciar um trabalho de qualificação e de progresso dentro da profissão que escolheu. Temos sempre de buscar esse compromisso de valorizar o trabalhador”, completou. Segundo ela, as metas são ousadas. “Não falamos de números, pois imaginamos que o mercado que vamos atingir é dos mais amplos. O setor vai nos ajudar a investir nas áreas mais necessitadas de mão-de-obra e já a partir de 9 de setembro daremos início a uma turma em Nova Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro”, revelou.
Caberá à SETRAB divulgar os cursos oferecidos pelo Seconci-Rio e realizar a pré-inscrição, nesses cursos, através do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Para Antônio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-Rio e presidente da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas da CBIC, a assinatura do termo de cooperação trará benefícios para os dois lados.
“Cada um vai entrar com o que tem de melhor. O setor vai levar a agilidade operacional, a certeza de bons resultados e a eficácia em seus cursos. A SETRAB tem boa estrutura para nos absorver e a amplitude da máquina governamental na divulgação e promoção de nosso trabalho”, concluiu Mendes Gomes. (Legenda – Antônio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-Rio, João Manuel Martins Fernandes, presidente do Seconci-Rio, o boneco Seconcito, Roseli Duarte, Secretária de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, e Roberto Kauffmann, presidente do Sinduscon-Rio)