Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/03/2015

Distrito Federal apresenta cases de sucesso em Responsabilidade Social na Indústria da Construção

Disseminar a importância das empresas da indústria da construção civil incorporarem ao seu modelo de negócio os conceitos da responsabilidade social empresarial e de investimento social privado. Com este objetivo, aconteceu nesta quarta-feira (11/03), em Brasília, o ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social. O evento foi o primeiro dos oitos seminários que acontecerão em Palmas (12/03), Goiânia (16/03), Belo Horizonte (07/04), Salvador (09/04), Rio de Janeiro (14/04), Fortaleza (16/04) e Curitiba (23/04).

Promovida pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Sesi-DN, a iniciativa contou com o apoio local do Sinduscon-DF e Seconci-DF. “É uma proposta de amadurecimento de gestão das empresas. A construção já amadureceu muito esse conceito, mas precisamos melhorar mais”, afirmou a presidente do Fasc/CBIC, Ana Claudia Gomes. A abertura do evento contou ainda com a presença do representante do Seconci-DF, Jorge Barros, e presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira. 

Teoria e prática 

João Paulo Vergueiro abriu o seminário com a palestra “Estratégica Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção”. O mestre em administração, com especialidade no tema, apresentou conceitos acadêmicos e casos de Responsabilidade Social Coorporativa. João Paulo deu dicas importantes para as empresas que ainda não identificaram como colocar em prática o conceito. “Para saber o quanto a empresa falta para se aprimorar, sugiro que façam uma auto avaliação a partir dos indicadores Ethos e com base no ISO 26.000”, destacou. Instituto Ethos é uma organização da sociedade civil brasileira que é referência no tema. 

Para apresentar a inserção desse conceito de Responsabilidade Social na prática, o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa, Jean Rodrigues Benevides apresentou a palestra “Iniciativas de Responsabilidade Socioambiental da Caixa no Crédito para Infraestrutura e Habitação”.

O representante da Caixa fez referências às ações voltadas para a sustentabilidade e os impactos da Cadeia da Construção Civil. “75% dos produtos utilizados pela construção civil são provenientes de recursos naturais. Um edifício será tão mais sustentável quanto maior for a economia na sua operação, de energia e água. O investimento na sustentabilidade tem que ser pago por essa economia”, ressaltou. Todas as ações resultaram no reconhecimento em possuir a primeira agência do Brasil que gera sua própria energia e o primeiro imóvel brasileiro com selo Procel Nível A. 

As apresentações estão disponíveis nos links abaixo:

Jean Rodrigues Benevides, clique aqui

João Paulo Vergueiro, clique aqui

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASBRACO
ANEOR
Sinduscon – Norte
Sinduscon-GO
SINDUSCON SUL CATARINENSE
SECOVI- PB
Sinduscon-PB
Sinduscon-TAP
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-RS
ASEOPP
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea