
AGÊNCIA CBIC
31/08/2011
Dilma diz que Brasil pode dar um salto de desenvolvimento
![]() |
31/08/2011 :: Edição 169 |
DCI OnLine/SP 31/08/2011
Dilma diz que Brasil pode dar um salto de desenvolvimento Programas sociais
A presidente assegurou que os gastos com os programas sociais e com obras serão mantidos, mesmo com o anúncio de elevar a meta de superávit primário em cerca de R$ 10 bilhões. O superávit primário é a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida pública. "Vamos manter todos os investimentos, o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], o Minha Casa, Minha Vida, as obras da Copa, barragens, vamos manter todos os programas sociais." Em Pernambuco, Dilma participou de eventos em Caruaru e em Garanhuns onde assinou ordens de serviços para a construção de barragens e de contrato de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida.
Estádios
A presidente assegurou que pelo menos nove estádios construídos para a Copa do Mundo estarão prontos até o fim de 2012.
"A reforma e a construção de estádios estão em ritmo adequado. Das 12 arenas que receberão os jogos, 10 estão em obras, a conclusão de nove está prevista para dezembro de 2012, bem antes do início da Copa. Os obstáculos à construção do Itaquerão, em São Paulo, já foram superados e estão sendo criadas as condições para o início das obras na Arena das Dunas, em Natal", informou.
CPAC
Durante a visita ao município de Cupira (PE) ,foram assinados os primeiros 37 contratos no âmbito do programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC), no valor total de R$ 300 milhões, entre governo federal, a Caixa Econômica Federal e Governo do Estado de Pernambuco.
Segundo a Caixa, o objetivo das contratações é financiar as contrapartidas para os projetos do PAC/Minha Casa Minha Vida realizados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O funding da operação é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os recursos serão empregados em obras de infraestrutura de 37 empreendimentos – com 15 mil unidades habitacionais – que estão sendo construídos em 23 municípios pernambucanos atingidos por enchentes em junho de 2010.
Serão beneficiadas as cidades de Água Preta, Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Bezerros, Caetés, Catende, Correntes, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Jurema, Maraial, Nazaré da Mata, Palmares, Primavera, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Vicência e Xexéu.
A importância das operações do CPAC está no fato de garantir habitação digna para as famílias que perderam suas casas por causa das enchentes.
|
![]() |
![]() |