AGÊNCIA CBIC
Dia Nacional da Construção Social realiza 15 mil atendimentos no Pará
Neste sábado (17), o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (SindusconPA) realizou o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), reunindo 2.903 pessoas, entre trabalhadores da construção, familiares e membros da cadeia produtiva do setor. Foram disponibilizados diversos serviços de lazer, cultura, campeonatos, responsabilidade ambiental e social, totalizando mais de 15.000 atendimentos.
Com o tema “Vida sua melhor obra!”, o evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) e com a correalização do Sesi Nacional. No Pará, o Sistema FIEPA, por meio da FIEPA, SESI, SENAI e IEL, é correalizador do encontro.
Com mais de três horas de evento, foram promovidas diversas atividades para todas as idades. Foram oferecidos serviços como: curso de panificação, serviços médicos e odontológicos, emissão de documento, corte de cabelo, designer de sobrancelha, atendimento nutricional, jurídico, emissão da carteirinha do Sesi, cadastro para vaga de emprego e estágio, entre outros. Já em dados, na área de saúde, foram realizados 1.142 atendimentos, cidadania 11.465, educação 431 e lazer 2.494, um total de 15.532.
Para o trabalhador da construção Carlos Barata, da empresa Quadra Engenharia, que participou pela primeira vez do evento, gostou de passar o momento em família. “Gostei muito, fui convidado pela empresa, trouxe minha família e está sendo ótimo. Quem não veio, não sabe o que perdeu e, na próxima vez, venha, pois está sendo maravilhoso. Nós tivemos a ação social, onde participamos de nutricionista, cursos, corte de cabelo, minha esposa fez sobrancelha, foi maravilhoso”, comentou.
Para o presidente do Sinduscon-PA, Fabrizio Gonçalves, o DNCS é motivo de grande celebração. “Agradeço ao apoio total da Federação, em ceder este espaço para realizar este grande evento de cidadania, de cultura e esporte para os nossos trabalhadores da indústria da construção. Agradecemos também a nossa parceria com o Sesi e Senai, que deram total apoio. É fundamental para nós que os trabalhadores que compõem e constroem a nossa sociedade se sintam valorizados por tanta dedicação em prol do desenvolvimento da indústria. Realizar o DNCS Pará é uma enorme alegria e satisfação para o Sinduscon-PA e todas as autoridades aqui presentes”, ressaltou.
O presidente da CBIC, Renato Correia, agradeceu a receptividade do evento. “É com muita alegria que venho novamente ao Pará, agora para o Dia Nacional da Construção Social. Um grande evento organizado pelo Sinduscon, em parceria com a FIEPA, para receber os trabalhadores da construção civil. Valorizar, reverenciar e reconhecer o grande trabalho que eles fazem em prol do Brasil. É uma alegria muito grande estar aqui, pelos momentos de lazer que vamos viver, pelos momentos de aprendizado, com esporte, lazer e muita integração. Parabéns ao Sinduscon-PA, ao Presidente Fabrizio, por organizar essa grande festa em parceria com a CBIC”, finalizou.
O Superintendente do SESI Ananindeua, Dário Lemos, expressou sua satisfação em sediar o evento em mais um ano “Hoje é um dia de alegria e felicidade para todos nós da Federação das Indústrias, SESI, SENAI, IEL e Sinduscon-PA. Essa parceria, essa junção e união das casas, que pôde beneficiar e oportunizar aos trabalhadores da construção, através do Dia
Nacional da Construção Social. Então, é muito gratificante, um evento fantástico que todos os segmentos deveriam seguir o exemplo e realizar um dia dedicado a todos os trabalhadores de suas respectivas áreas. É uma honra muito grande o SESI poder estar fazendo esse evento na nossa unidade do clube. O dia de hoje foi um sucesso, com mais de 70 serviços disponibilizados para os trabalhadores. É uma alegria para nós podermos contribuir, através do Sinduscon-PA e da CBIC, para que a gente possa fazer deste dia o melhor possível na vida dos trabalhadores”, disse Dário.
Um dos mais esperados momentos foi o torneio de futebol society que movimentou o evento. Os times vencedores levaram para casa uma bicicleta, além do troféu e da medalha de reconhecimento. No torneio de Futebol Society DNCS 2024, os ganhadores do terceiro lugar foram o time da Terraplena, segundo lugar da Quanta Engenharia e o primeiro lugar ficou para o time da Leal Moreira.
O Sinduscon-PA agradeceu a todos que participaram, incentivaram e trabalharam para que a edição de 2024 ocorresse da melhor forma e valorizando cada trabalhador e trabalhadora. O sindicato reforçou o poder do associativismo e da união de esforços para a construção de uma cidade melhor.
O evento tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).