
AGÊNCIA CBIC
Dia Nacional da Construção Social bate recorde em Fortaleza
A quinta edição do Dia Nacional da Construção Social de Fortaleza está um sucesso! Já foram realizados mais de 43 mil atendimentos nas áreas de saúde, lazer, cidadania e alimentação somente na manhã deste sábado. Ao todo, mais de 3 mil operários prestigiaram esse grande mutirão solidário em prol da cidadania, tendo um aumento de 100% em relação à mesma ação em 2010.
A quantidade de operários presentes surpreendeu o presidente do Sinduscon-CE, Roberto Sergio Ferreira, que está confiante que este ano o Estado irá ficar entre os melhores do Brasil. “Este é um evento muito importante para o setor da construção civil, pois beneficia os operários e promove a integração com os associados”, comenta.
No Ceará, o DNCS é realizado pelo Sindicato da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), acontecendo das 9h às 16h, no Sesi da Parangaba. Segundo a vice-presidente de Sustentabilidade, Paula Frota, está todo mundo motivado, alegre, aproveitando ao máximo para regularizar documentação, realizar consultas e se divertir em família. “O Dia Nacional demonstra a preocupação dos empresários do setor da construção civil com a qualidade de vida de seus operários, sendo uma iniciativa única no Brasil”, explica.
Confira os serviços que estão sendo ofertados:
Saúde: será ofertado atendimento de dentista, pediatra, ginecologista, otorrinolaringologia, fisioterapeuta e clínico geral, com aferição de pressão arterial e de glicemia, aplicação de flúor, avaliação física e nutricional, oftalmologia e acuidade visual, dermatologia e vacinação.
Cidadania: Lá o participante vai poder tirar carteira de identidade e CPF, além de serviço militar, corte de cabelo e palestras sobre preservação do meio-ambiente, combate à dengue e proteção dos animais.
Lazer: para diversão de toda a família, serão realizados jogos cooperativos de futsal, campeonato de sinuca, banho de piscina, circuito de brincadeiras com cama elástica, labirinto e piscina de bolas, recreação e gincana, além de passeio ecológico, apresentações teatrais, oficina de artesanato, esportes com a natureza e distribuição de mudas, ecobags e da Cartilha Ilustrada de Gestão de Resíduos, editada pelo Sinduscon-CE para o trabalhador.
Depoimentos
– Daniele Lima dos Santos, esposa de Francisco Sergio Veras (servente)
“É a primeira vez que venho. Estou adorando, porque a gente tem a oportunidade de fazer várias coisas num mesmo lugar. Vou fazer exame de glicemia e vou ao dermatologista. As minhas filhas passaram a semana inteira falando que queriam ir à piscina, pode? (risos). Se Deus quiser, ano que vem, venho de novo.”
– Antônio Josemar da Silva (Instalador Hidráulico) e esposa Gláucia Mariano
“Aqui é um divertimento só! A gente tira o estresse do dia a dia. Todo ano eu venho com a minha família. Minhas filhas também vão vir, tão chegando! Depois de assistir ao jogo do time da minha construtora, vamos lá nas consultas médicas.”
– Francisca Vieira de Oliveira – aluna do Programa Mulher da Construção, do Sinduscon-CE
“Eu estou adorando! Fazia tempo que eu queria aprender artesanato com garrafas plásticas. E fiquei surpresa quando vi que estavam ensinando aqui. Estou participando do curso de capacitação para ras mulheres, e estou adorando! Do jeito que o homem bota força, a gente bota também. E se Deus quiser, depois do curso, vou arrumar um emprego de pedreira.”