Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/04/2013

Dia Mundial de Segurança no Trabalho: setor produz vídeos educativos sobre prevenção de acidentes

Para marcar o Dia Mundial de Segurança no Trabalho, comemorando no dia 28 de abril, um grupo de organizações (Sesi, CBIC, CNI, Seconci Brasil e Sindicatos da Indústria da Construção) produziu uma série de vídeos educativos sobre prevenção de acidentes e segurança na Construção Civil.

O lançamento desse material será hoje, dia 29 de abril, em Brasília.

Nos vídeos, trabalhadores e gestores de empresas encontram orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual, combate a choques elétricos, cuidados para o trabalho em altura, entre outras.

Todo o material terá acesso livre no Canal do SESI no Youtube.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção, uma parceria entre o Sesi, a CBIC, a CNI, o Seconci Brasil e os Sindicatos da Indústria da Construção.

Desde 2012, o programa realiza ações como treinamentos para gestores e trabalhadores, além de diagnósticos sobre as condições do ambiente de trabalho, e deve receber investimentos de R$ 18 milhões até 2014.

Há no país mais de 190 mil empresas no setor de construção, que empregam mais de 3 milhões de trabalhadores.

Os vídeos podem auxiliar as empresas do setor de construção em treinamentos sobre segurança nos canteiros de obras.

A CBIC participa do evento, representada pelo vice-presidente Financeiro, Elson Póvoa.

Segundo ele, a série de 100 vídeos que está sendo lançada hoje é apenas uma da série de ações que CBIC, Sesi, Seconci e sindicatos irão desenvolver juntos. “Nosso trabalho agora é fazer com que esse conteúdo chegue ao maior número possível de empresários, técnicos em segurança no trabalho e – principalmente – aos trabalhadores da construção”.

Para Elson Póvoa, o desafio não se encerra com o lançamento dos vídeos. “Temos desenvolvido junto ao governo federal e ao Congresso Nacional uma série de ações com o objetivo de estimular o aumento da formalidade no nosso setor, que ainda é um grave problema.

Acreditamos que o elevado nível de informalidade na Construção, que oscila em torno de 60%, é uma das principais causas dos acidentes e dos demais problemas de segurança nos canteiros de obras”, diz.

Segundo ele, estimular a formalização dos trabalhadores, aumentar o nível de instrução dos nossos profissionais, introduzir novas e mais modernas tecnologias construtivas são algumas das soluções que o setor tem buscado implementar para encarar e superar o desafio de tornar as empresas e as obras, ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores. “Neste sentido, esperamos continuar contando com o apoio e a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego, do próprio Congresso e dos órgãos fiscalizadores, no sentido de desenvolvermos uma legislação moderna, simples e sintonizada com a realidade do mundo do trabalho atual”, complementa o vice-presidente da CBIC.

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
ASBRACO
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-RR
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-MT
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-JF
Sinduscon-CE
Ademi – MA
Sinduscon-PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea