AGÊNCIA CBIC
Deu na Mídia: autoridades debatem Reforma Tributária e desoneração da folha no ENIC
Com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, o 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que aconteceu nesta terça-feira (12), em Brasília, trouxe para o debate temas de grande relevância para o setor, como a Reforma Tributária, desoneração da folha de pagamentos e a parceria da indústria com os governos para a execução de políticas públicas no país.
Presente no ENIC, o relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), destacou a necessidade de regulamentação da matéria por leis complementares após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição. A fala do parlamentar foi repercutida pelo jornal Valor Econômico.
“Aqui se falou das leis complementares. Elas precisarão tramitar rapidamente, simplificadas, em pequenos números. Se o governo apresentar apenas duas leis complementares que cubram toda a Reforma Tributária, nós poderemos aprovar no ano que vem, para que efetivamente a Reforma possa ser implementada a partir de 2025″, disse Braga, no evento.
A reportagem pode ser conferida na íntegra clicando aqui ou acessando o Valor Econômico.
Matéria no portal Poder360 abordou a fala do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sobre a desoneração da folha de pagamentos. A afirmação foi feita durante painel sobre os desafios para alcançar maior produtividade e competitividade na indústria da construção. De acordo com o ministro, o governo deve criar uma política ampla para desonerar a folha e disse que a proposta do governo terá como foco o cuidado para não criar distorções no ambiente econômico.
Confira a reportagem na íntegra clicando aqui ou acessando o site do jornal Poder360.
A plataforma de notícias do governo federal também repercutiu a fala das autoridades que estiveram presentes no evento, como a do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que abordou o diálogo entre governo, Congresso e a indústria da construção.
“A minha percepção é que há 20, 30 anos, a indústria tinha muito mais interação com o Congresso. A relação não pode ser apenas entre Executivo e Congresso. A sociedade como um todo precisa participar dos debates para que soluções consensuais sejam alcançadas”, defendeu o ministro.
A notícia pode ser conferida na íntegra clicando aqui ou acessando o Gov.br.
Durante o evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, fez um balanço positivo do primeiro ano de gestão da pasta. “Com a ajuda da iniciativa privada conseguimos reconstruir o Minha Casa, Minha Vida que só em 2023 tem um balanço de 500 mil unidades habitacionais entre entregas e financiadas”. A afirmação do ministro também foi repercutida na plataforma de notícias do governo.
Clique aqui para conferir a notícia na íntegra ou acesse o Gov.br.