Desdobramentos da Norma de Desempenho integram a primeira pauta do GT/CTECH

O Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), em dezembro de 2017, instituiu um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de estabelecer uma maior interlocução entre os sistemas que integram o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) na implementação da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15575. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que participa ativamente de dois desses sistemas (o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras – SiAC e o Sistema Nacional de Avaliação Técnica – SiNAT), foi convidada a compor esse GT e participou ontem, 20 de fevereiro, da primeira reunião do grupo.

No encontro, o macro planejamento e as principais ações estratégicas foram definidos. A primeira delas é uma pesquisa, proposta pela CBIC, para levantar quais são os principais sistemas construtivos convencionais utilizados pelas construtoras, em uma escala representativa nacional. Com essa informação, será feita uma lista de sistemas prioritários para a elaboração das Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs). O GT avaliou e aprovou a abrangência da pesquisa, que será lançada em 15 dias e terá a CBIC como agente executor.

Os resultados do levantamento serão conhecidos na próxima reunião do grupo, em abril, quando serão definidas ações de mobilização setorial para a elaboração das FADs. Essas fichas trazem um grande benefício para a construção civil por apresentar o comportamento de desempenho dos sistemas convencionais e, assim, auxiliar o setor no atendimento à Norma de Desempenho – uma segurança para projetistas, construtores, usuários, fornecedores de materiais e agentes financiadores. Por sua vez, o Ministério das Cidades se comprometeu em convocar as Instituições Técnicas Avaliadoras (ITAs) para um contato inicial de sensibilização para o desenvolvimento das FADs.

Além da CBIC e do Ministério das Cidades, integram o GT e participaram da reunião representantes da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (Antac), da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. As ações da CBIC referentes a esse tema estão contidas no projeto “Gestão de Normas Técnicas do Setor”, correalizado pelo Senai Nacional.

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Setembro, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

20Set14:0017:00Reunião da Comissão de Infraestrutura (COP)Reunião Ampliação Mercado de Infraestrutura

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */