Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/09/2022

Custo da Construção registra a menor variação desde novembro de 2019

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aumentou 0,09% em agosto deste ano, a menor variação desde novembro de 2019 (0,04%).  O resultado foi influenciado especialmente pela redução de 0,21% no custo com materiais e equipamentos, enquanto o custo com a mão de obra cresceu 0,28% e o custo com serviços apresentou alta de 0,46%.

Segundo a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, a queda do custo com materiais e equipamentos é muito importante, pois pode representar uma mudança de rota nesse custo que há mais de dois anos vem preocupando as atividades da Construção e inibindo um avanço ainda maior das suas atividades. “Desde junho de 2017 (-0,14%) o INCC materiais e equipamentos não registrava queda”, frisou Vasconcelos. Em agosto de 2022, as maiores influências negativas para a redução desse custo foram: vergalhões e arames de aço ao carbono (-2,79%), tubos e conexões de PVC (-3,25%), condutores elétricos (-4,15%), tubos e conexões de ferro e aço (-1,23%) e cimento Portland comum (-0,19%).

Podem ajudar a explicar a desaceleração do custo com materiais e equipamentos, a redução dos preços de algumas commodities, além da redução do custo do frete, com a queda dos preços dos combustíveis,

Com o resultado de agosto, o INCC acumulou, nos primeiros oito meses do ano, alta de 8,56% e, nos últimos 12 meses, de 11,17%.

“Mesmo considerando a atual desaceleração, o custo da construção continua em patamar elevado. De julho e 2020, até agosto de 2022,  o INCC já aumentou 32,18% sendo que o custo com materiais e equipamentos, nesse mesmo período, apresentou elevação de 52,90%”, ressaltou a economista.

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
Sinduscon-AP
Sinduscon-Caxias
Ademi – MA
Sinduscon-CE
SECOVI- PB
Ademi – AL
Sinduscom-NH
Sicepot-RS
Ademi – RJ
Sinduscon-AM
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea