Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2021

Como lidar com NIMBYs e grupos contrários à empreendimentos imobiliários

A Matx lançou o curso “Como lidar com NIMBYs e grupos contrários à realização de empreendimentos imobiliários”. O objetivo é ensinar o público a reagir às campanhas realizadas por pessoas e grupos contrários ao seu empreendimento imobiliário. As aulas serão realizadas ao vivo pelo Zoom, a partir da próxima quinta-feira (11/11), das 19h às 21h. A carga horária é de 12 horas e encerra no dia 4/12. FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA!

Segundo a empresa, o Brasil está vivenciando uma epidemia de NIMBYS, um acrônimo de “Not In My Backyards”, que significa “não no meu jardim”, em tradução livre. Podem ser definidos como as pessoas ou grupos que se organizam para combater a realização de novos empreendimentos imobiliários ou obras de infraestrutura.

“Quase todo empresário do setor imobiliário e governos já sofreram alguma vez com campanhas difamatórias de pessoas contrárias a empreendimentos e que conseguem fazer muito barulho e obter muita repercussão na mídia. Muitas dessas campanhas contrárias aos projetos são baseadas em inverdades e desinformação, prejudicando enormemente a imagem e até a viabilidade do empreendimento imobiliário”, diz Matx.

De acordo com a divulgação do curso, o intuito é oferecer a base para que os empreendedores possam aprender as regras desse novo jogo e prepará-los para eventuais disputas.

“A gente trouxe as melhores práticas internacionais. Durante as aulas, vamos abordar diversas vertentes jurídicas e sociais, além de técnicas que ensinam como realmente conduzir esse tipo de situação”, afirmou o diretor da Matx, Felipe Cavalcante.​

Cavalcante, que também é instrutor do curso, reiterou que hoje em dia existem muitos projetos bons que não saem do papel devido ao barulho feito e pela reação de alguns grupos minoritários. “Esses projetos beneficiariam muitas pessoas. Esse curso tem como objetivo explicar para o empresário brasileiro, do setor imobiliário e da construção civil, como lidar e reagir a este tipo de situação que todos já passaram por isso alguma vez”, concluiu.

No curso você irá:

  • Conhecer os diferentes tipos de NIMBYs
  • Saber as suas origens e dinâmica nos EUA
  • Tomar conhecimento do movimento YIMBY (Yes in my backyard)
  • Descobrir as técnicas utilizadas pelos empresários americanos para combater e superar os NIMBYs
  • Compreender a psicologia e os interesses do agentes públicos envolvidos na análise e autorização de empreendimentos
  • Entender o que pode ser feito para dar conforto para as autoridades tomarem decisões baseadas em critérios técnicos e legais
  • Como ouvir, conscientizar e mobilizar a comunidade em favor do seu empreendimento
  • Quais os instrumentos jurídicos disponíveis para combater os excessos dos NIMBYs
  • Como se antecipar aos riscos de reação negativa da comunidade
  • Como deve ser estruturado um plano de ação para combater os NIMBYs e superá-los em seu próprio campo de jogo.

Saiba mais detalhes e garanta a sua vaga!

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-MA
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon Chapecó
SECONCI BRASIL
APEOP-PR
Sinduscon-BC
Sinduscon-RR
Sinduscon-TO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea