Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/03/2024

Cultura de Segurança no Trabalho deve ser cultivada nas organizações

A segurança no trabalho não deve ser vista apenas como uma lista de procedimentos ou o uso correto de equipamentos, mas sim como uma cultura que deve ser cultivada e promovida em todos os níveis hierárquicos da organização. Uma verdadeira cultura de segurança envolve a todos, desde a alta gerência até o trabalhador da linha de frente, todos focados em manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O verdadeiro cerne da cultura de segurança são as participações de todos os trabalhadores. Promover a segurança constantemente garante que os riscos sejam devidamente tratados, fazendo com que todos os trabalhadores se sintam valorizados e protegidos.

Para que isso aconteça, é fundamental:

  • Facilitar a educação e formação: investir em treinamentos regulares e fazer deles uma prioridade.

  • Manter uma comunicação aberta: encorajar os trabalhadores a exporem sobre suas preocupações de segurança através de canais de comunicação claros para troca de informações sobre problemas ou sugestões.

  • Reconhecer: manter sistemas de reconhecimento a equipes ou indivíduos que em suas atividades demonstram o real compromisso com a segurança.

Medidas como essas educam os trabalhadores sobre os perigos e também enaltecem a importância da segurança.

Além disso, a verdadeira cultura de segurança começa no topo da empresa, com lideranças exemplares, que incluam em sua comunicação regular a importância da segurança, integrando-a em discursos, reuniões e treinamentos. Estes líderes devem estar presentes, mostrando interesse ativo e participando de inspeções de segurança e treinamentos.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
ASSECOB
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-AC
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
APEOP-PR
APEOP-SP
APEMEC
FENAPC
Sinduscon-CE
Sinduscon-SE
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea