AGÊNCIA CBIC
Covid-19: Setor busca alternativas para gerenciar os impactos do Coronavírus
O impacto do novo coronavírus na construção civil motivou modificações emergenciais no setor. Seguindo as premissas das entidades de saúde e dentro da orientação da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), o Sindicato da Construção Civil do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste) está promovendo ações para prevenção da pandemia com orientação às empresas associadas quanto aos procedimentos a serem tomados no ambiente de trabalho .
Foi desenvolvido um plano de contingência contendo uma série de ações de saúde e segurança do trabalho para as empresas. O Sinduscon/Oeste criou uma cartilha contendo 25 procedimentos prioritários, que foram distribuídos aos associados. No período de quarentena foram realizadas diversas reuniões online com profissionais da segurança, gestores de RH e empresários para debates e orientações dos procedimentos.
Também foi criada a campanha ‘Abril Verde’ como parte integrante do plano de contingência, dando destaque às medidas de prevenção. O Sinduscon/Oeste junto como sindicato laboral elaborou uma faixa para ser inserida nas obras com a seguinte frase: “Esta obra cumpre com as medidas de prevenção e proteção ao coronavírus conforme ofícios circular SEI nº 1088/20 e 1247/20 do ME”.
O público alvo do plano são empregadores e empregados das 87 empresas associadas ao Sinduscon/Oeste. Ana Andréia explica, ainda, que a continuidade das ações preventivas do plano de contingência está prevista até o término do decreto de calamidade pública em 31 de dezembro de 2020.
A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).