Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/06/2020

Covid-19: ONG colabora por meio da engenharia humanitária

Se o campo da engenharia, assim como o da arquitetura, é muitas vezes considerado elitista perante a sociedade em geral, surgem movimentos que procuram atuar justamente no sentido contrário, democratizando o acesso a serviços importantes na solução de problemas relacionados ao habitar. A ONG (Organização não Governamental) Engenheiros Sem Fronteiras é um exemplo de entidade sem fins lucrativos que age por meio do envolvimento comunitário e da cooperação. Trata-se da aplicação de tecnologias sociais em projetos de impacto que transformam vidas.

O ESF-Brasil faz parte da rede Engineers Without Borders – International (EWB-I), que teve origem na França e está presente em 65 países ao redor do mundo com mais de 10 mil voluntários. Em 2010 foi fundada em Viçosa, Minas Gerais, e hoje conta com 70 núcleos no país, já impactou mais de 84 mil vidas, e carrega o título de Melhor ONG de Desenvolvimento Local do Brasil em 2019. Importante dizer que a rede não se restringe somente aos engenheiros, mas conta com apoio de profissionais de diversas áreas que possam somar ao trabalho como as áreas de advocacia, contabilidade, comunicação, educação, psicologia, arquitetura, etc.

“Nossa perspectiva é continuar o desenvolvimento da ONG para impactar mais pessoas e escalar, com projetos mais replicáveis”, diz a atual presidente do núcleo de Florianópolis (SC), Camila Dalmaz Quillfeldt. Aos 26 anos, a estudante de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conheceu o projeto ano passado e, em março de 2020 assumiu a Diretoria Executiva.

Com a pandemia, o momento é de reorganizar os processos, com reuniões on-line, e reestruturar a entidade após a mudança da gestão. Além disso, Camila reforça a visão da entidade “ser referência de desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia”. A atuação da ONG se dá em nível de projetos a partir dos eixos Educacional, Gestão e Empreendedorismo, Infraestrutura e Assistência Básica, e Sustentabilidade. O ESF-BR está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

CAMPANHA DURANTE COVID-19 

Diante do cenário atual, a ONG freou o desenvolvimento de vários projetos, no entanto permanece ativa em algumas ações. Uma delas é o Fundo Emergencial ESF para o COVID-19 em que os recursos arrecadados na campanha de doações serão destinados para a compra de cestas básicas e kits de higiene para famílias em vulnerabilidade social nos municípios de atuação. 

É o caso da campanha de arrecadação de dinheiro realizada pelo Núcleo de Niterói do ESF. De acordo com a diretora geral, Fernanda Macedo, a ação foi feita em parceria com a ONG Casa Reviver, que trabalha diretamente com os moradores do Morro do Estado. “Com essa iniciativa conseguimos levantar mais de R$ 8.000 e assim ajudar 150 famílias do morro do Estado, que estavam precisando muito de ajuda”, destacou Fernanda.

Dados de maio apontam os resultados da ONG em todo Brasil:

PROJETOS E PREMIAÇÕES

Os projetos são desenvolvidos e executados por voluntários locais organizados em núcleos, que se envolvem pessoalmente com os membros da comunidade, escutando suas necessidades e estabelecendo parcerias. Segundo relatório de 2019, são mais de 700 projetos concluídos no Brasil em uma década. O ano de 2020 iniciou com 172 projetos em andamento, além de 3.077 inscritos em processos seletivos da rede e 970 voluntários aprovados. Atualmente, são 2 mil voluntários atuantes na rede.

Entre editais e premiações, a ONG recebeu, em 2019, o Certificado de Transparência e Boas Práticas Sociais Internacionais, emitido pela Phomenta, representada no Brasil pelo Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs (ICFO). 

Para participar, acesse: https://apoia.se/fundocovidesf

Esta matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
Sinduscon-CE
Ademi – DF
Sinduscon-BA
Sinduscon-MG
ADIT Brasil
Sinduscon-AC
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-TO
Sinduscon-RIO
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-RR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea