Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/05/2020

Covid-19: Empresa cria comitê de crise para prevenção nos canteiros de obras

Com a atual crise do novo coronavírus, diversas empresas da construção civil inseriram em sua rotina elementos que garantem aos seus colaboradores a prevenção e cuidado com a saúde diante da pandemia de coronavírus. Nesse sentido, a Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), preocupada com a saúde dos trabalhadores, tem procurado disseminar e incentivar boas práticas por meio das empresas associadas.

A Dois A Engenharia e Tecnologia, de Natal (RN), iniciou um projeto que além de programar o trabalho de home office de alguns de seus colaboradores que diariamente usavam os escritórios, instaurou um comitê de crise para discutir os impactos da pandemia sobre os negócios da empresa.

Espaço de segurança entre colaboradores nos refeitórios.

“A partir da criação desse comitê a gente conseguiu construir e implementar ações de proteção, monitoramento de resultados e aprendizado contínuo. Percebemos também a necessidade da elaboração de procedimentos operacionais específicos, quanto as diretrizes de atuação frente ao Covid-19, bem como ações de prevenção e controle de proliferação do agente (risco biológico) no âmbito das obras e escritório sede”, destaca Johnny Medeiros, engenheiro de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade da Dois A Engenharia.

Outras ações da empresa integram a doação de produtos de prevenção aos colaboradores e fornecedores, definindo planos de contingência durante as atividades das obras, como a instalação de lavatórios para a higienização correta e definição de espaço de segurança nos refeitórios. Já para garantir o funcionamento do escritório matriz da empresa, foi realizada a testagem de Covid-19 em todos os funcionários.

Lavatórios disponibilizados para higienização dos funcionários.

De acordo com Medeiros, a empresa adotou medidas para prevenção ao contágio como: medição de temperatura corporal, distanciamento entre estações de trabalho, reforço de limpeza e uso de máscaras. Nos canteiros de obras, a Dois A Engenharia, distribuiu material de higienização não só para os funcionários, mas para moradores das comunidades próximas as obras, sempre em conformidade com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A prioridade da empresa é o cuidado com nossos colaboradores e clientes. Estamos atentos as mudanças e necessidades desse momento e, por isso, integramos essas ações na rotina de prevenção da empresa”, explica o engenheiro.

Álcool em gel distribuído aos colaboradores pela Dois A Engenharia      

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Ademi – AL
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-MS
ASSECOB
SECOVI-PR
Sinduscom-SL
ADEMI – BA
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-PE
Sinduscon-CE
Sinduscon-BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea