Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/06/2020

Covid-19: Empresa adota medidas de prevenção em reforma de hospital

Como as atividades não pararam durante o período de quarentena em Belo Horizonte, a manutenção da saúde dos trabalhadores é essencial, assim como os equipamentos de segurança. Exemplo disso são as medidas de prevenção adotadas pela construtora QBHZ para proteger seus trabalhadores na reforma do oitavo andar do Hospital das Clínicas. Para preservar a segurança e saúde dos funcionários, a empresa adotou um plano de contingência com medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus.

A primeira delas foi a instalação de um elevador externo para uso exclusivo dos funcionários da obra. “Eles não entram no hospital em momento algum, assim como o pessoal do hospital também não tem acesso à ala onde estão acontecendo as obras”, explica Celso Braga de Souza, engenheiro civil da QBHZ responsável pela obra no Hospital das Clínicas. Como procedimento padrão, os funcionários têm a temperatura monitorada todos os dias. “Só entra quem estiver com temperatura abaixo de 36,7oC. Também fotografamos o trabalhador com o termômetro e registramos tudo com a assinatura dele”, detalha.

Além de orientações gerais de higienização e disponibilização de itens, como álcool em gel para todos os funcionários, as recomendações na construtora QBHZ não se restringem ao ambiente de trabalho. Para ir e voltar do canteiro de obras, o funcionário recebe um kit higiene, com luva e máscara para usar no transporte público. “Ele chega ao trabalho, lava as mãos, troca as luvas e a máscara. Na saída, recebe um novo par de luvas e máscara. Esse procedimento é repetido todos os dias, inclusive no horário de almoço”, ressalta Souza.

Medidas sanitárias mais rígidas e vistorias às obras com o objetivo de prevenir a propagação do vírus também estão sendo realizadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção de Minas Gerais (Seconci-MG), braço social do Sinduscon-MG. A entidade disponibiliza, sob demanda, uma equipe de visita às obras de associadas para dar orientações e sugestões de medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Brusque
Ademi – DF
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-JF
Sinduscom-SL
Sinduscon-MG
Sinduscon – CO
Sindicopes
Sinduscon-RIO
SINDICIG
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea