Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/04/2020

Covid-19: Empresa adota ações em benefício dos trabalhadores

Mesas espaçadas no refeitório do Customer Center I, em São Carlos (Foto: Divulgação Ambar)

São crescentes os números de boas práticas em responsabilidade social desenvolvidas no setor. Há meses acompanhando o aumento de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Ambar, empresa paulista de soluções tecnológicas para o setor de construção, intensificou em março o seu ‘Programa Ambar de Prevenção ao Coronavírus’, formando diferentes squads para Proteger as Pessoas, Proteger o Negócio, Trabalho Remoto e Novas Estratégias. A iniciativa contribui para a redução do risco de proliferação do vírus na localidade e garantia da continuidade das atividades da empresa, que conta com 400 funcionários, entre escritório, fábricas e obras.

“Está sendo uma fase de muito aprendizado, sempre focado em cuidar das pessoas e nos comunicar com transparência”, afirma o head de Pessoas, Cultura & Marketing da Ambar, Renan Lecheta. No momento, a empresa atende centenas de construtoras, chegando há 1000 canteiros de obra.

“A maioria das empresas começou a pensar no que fazer a respeito da Covid-19 só depois que os governantes decretaram o isolamento social. Na Ambar isso foi diferente. Desde o início de março, os gestores e líderes da empresa estavam monitorando a situação em outros países, fazendo benchmarks com diferentes empresas e planejando estratégias de como proceder”, aponta a Sales Development Representative (SDR) do time de vendas na Ambar, Aléxia D. M. P. Guimarães Pereira.

 

Condutas adotadas pela Ambar

Seguindo, desde o início, as recomendações da Organização Nacional de Saúde (ONS) e do Ministério da Saúde sobre higiene e isolamento de suspeitos de Covid-19, a primeira ação do programa, na segunda quinzena de março, foi o envio de report a todos os funcionários da empresa, informando sobre os principais números de trabalhadores com suspeita da Covid-19, grupo de risco, absenteísmo e remotos, além de avisos e condutas que estavam sendo adotadas ou desenvolvidas, como:

  • Cartilha de ações para colaboradores
  • Webinar sobre trabalho remoto, com dicas de como aproveitar bem o home office
  • Manual Saúde Mental
  • Manual do Trabalho Remoto
  • Cancelamento de viagens
  • Reforço na rotina de limpeza
  • Álcool em gel espalhado pelas unidades
  • Afastamento, por quatorze dias, dos colaboradores que apresentam qualquer sintoma
  • Inclusão de avisos nas TVs e murais dos Customers Centers
  • Talk para informar sobre a prevenção e cuidados com o coronavírus
  • Report com monitoramento diário das obras espalhadas em centenas de canteiros de obras

O report é enviado diariamente para os canais de comunicação interna da Ambar, com descritivo de todas as ações que a empresa tem adotado, orientações sobre sintomas e como proceder em caso de suspeita da doença, bem como dicas de como se prevenir e o que fazer caso seja necessário sair de casa, de como aproveitar o home office e de como manter a saúde mental em dia.

Segundo a área de Pessoas, Cultura & Marketing da Ambar, todas as viagens programadas e eventos internos foram imediatamente cancelados por prazo indeterminado.

Também foram definidas ações para os seus diferentes públicos: fábricas, canteiro de obras e home office.

Nas fábricas e obras, além do álcool em gel, foram disponibilizados kits de luvas e máscaras, e estão com práticas rigorosas de higienização.

Além de se preocupar com os colaboradores, a empresa também preparou materiais para serem enviados às construtoras parceiras e também aos fornecedores.

A Ambar criou um ‘Manual sobre Saúde Mental’ e disponibilizou psicóloga aos funcionários da empresa, com atendimento individual online.

Para facilitar a comunicação, no ritual semanal denominado ‘Talk’, via live, o CEO Bruno Balbinot e os demais líderes atualizam os funcionários da empresa sobre a semana e os times fazem seus alinhamentos internos.

“Apostamos em medidas de cuidado nas fábricas e obras (máscara, álcool em gel, termômetro, ritual de higienização, refeitório espaçado, redução de capacidade, cartilha com orientações, etc) e apoio para o time remoto com tecnologias que ajudam na comunicação como a matriz e de engajamento como a feedz. Além de webinars e manual sobre como atuar em home office”, destaca Renan Lecheta.

 

Ações nos canteiros contribuem para a diminuição do risco de contaminação

A empresa aumentou a distância de contato com os colaboradores, evitando aglomerações na obra, e orientou os funcionários a manterem as mãos sempre limpas e usarem o telefone quando possível. “Assim diminuímos o risco de contaminação e protegemos quem mais amamos!”, destaca a embaixadora do time de Customer Success (CS) na Ambar, Letícia Paiva de Oliveira.

“Pelos canteiros, a Ambar tem nos acompanhado de perto com pesquisas diárias sobre as ações de prevenção nas obras e nos dando mais segurança para continuar, com cartilhas sobre como nos proteger, report diário de informações sobre a pandemia e com a entrega de máscaras, luvas e álcool em gel para podermos nos proteger em campo”, menciona Letícia de Oliveira.

 

Atitudes que fazem a diferença

“No meu escritório, em Florianópolis, foi disponibilizado álcool em gel em todas as mesas na segunda semana de março. No dia 16, juntamente com grande parte dos colaboradores da empresa, iniciei o trabalho remoto. Recebi todo o suporte para tal, podendo trazer para minha casa equipamentos da empresa para auxiliar no meu trabalho em home office”, menciona a SDR do time de vendas na Ambar, Aléxia D. M. P. Guimarães Pereira.

“Apesar de ter sido uma novidade para mim trabalhar de casa e ter que me adaptar a essa nova rotina, está sendo muito bom graças ao apoio que recebi. Estou com saudades de ir para o escritório e ver meus colegas, pois não é a mesma coisa conversar virtualmente, mas sei que todas essas medidas são necessárias. Todo esse cuidado, transparência e consciência da Ambar me deixaram muito segura e motivada para exercer meu trabalho durante esse período tão delicado. Estou muito feliz, orgulhosa e principalmente grata por fazer parte dessa empresa!”, completa Aléxia Pereira.

 

Ações na Fábrica

“A Ambar, logo no início, tomou atitudes de afastamento do grupo de risco e pessoas com sintomas. Com todas as ações de higienização e orientações, me senti mais seguro em continuar trabalhando”, menciona o operador multifuncional no time de produção na Ambar, Danilo Moraes.

Conheça mais sobre o ‘Coronavírus – Programa Interno de Prevenção Ambar’

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Abrainc
ADEMI – BA
Sinduscon – Lagos
Ademi – PR
Sinduscom-VT
Sinduson – GV
Sinduscon-MG
SECOVI-SP
Sinduscon-BC
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Caxias
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea