Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/04/2020

Covid-19: Ação do Seconci-DF atinge mais de 5 mil trabalhadores

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) está percorrendo canteiros de obras do Distrito Federal com equipes compostas por médicos, técnicos de enfermagem e de segurança do trabalho. A intenção é orientar as empresas sobre a prevenção e cuidados que podem afastar a contaminação pelo coronavírus (Covid-19) da construção civil e garantir a segurança e saúde dentro dos ambientes laborais.

Desde o início do projeto, foram visitados 55 canteiros, de 35 empresas, com um alcance de 5.128 trabalhadores. Até o momento, as equipes estiveram em vários locais espalhados por todas as cidades do DF: Santa Maria, São Sebastião, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Noroeste, Asa Sul e Norte, SIA e Cidade do Automóvel. As cidades que têm frentes de trabalho foram orientadas pelos profissionais da entidade.

Durante a visita, o médico conversa com os gestores, orienta sobre questões de saúde e verifica como as empresas estão agindo para prevenir a disseminação do vírus nos ambientes de trabalho. Enquanto isso, o técnico de segurança, acompanhado por um profissional da empresa solicitante, preenche um check-list e orienta sobre o que pode ser melhorado sobre o que já vem sendo feito.

“A intenção é orientar e trazer mais soluções para que as empresas estabeleçam mais mecanismos e atitudes que possam ser fundamentais na não disseminação do vírus”, explica Daniel Honda, gerente médico do Seconci-DF.

O saldo do projeto é positivo e demonstra a preocupação das empresas com mudanças significativas no dia a dia de trabalho dos operários. “Adequamos nossos refeitórios, nossas sinalizações de segurança e outros itens que foram repassados pela equipe do Seconci-DF. A presença da equipe foi de grande valia”, explica o técnico de segurança do trabalho da SVO Engenharia, Antonio Roquini Júnior.

Entre as atitudes que estão sendo realizadas pelas empresas no DF, estão:

  • Medição da temperatura dos operários nas entradas e durante o dia de trabalho;
  • Distribuição de kits de higiene contendo sabonetes, papel higiênico, água sanitária, detergente;
  • Entrega de álcool gel e máscara para utilização nos trajetos e durante o trabalho;
  • Disponibilização de lavatórios em diversos locais dos canteiros;
  • Flexibilização das jornadas (com mais de um turno);
  • Afastamento dos trabalhadores que estão nos grupos de risco;
  • Aumento dos horários de almoço, respeitando a barreira de 1,5m nas mesas;
  • Estimulação das caronas solidárias para evitar que os trabalhadores utilizem transporte público, e
  • Sinalização nas obras (com cartazes gratuitos oferecidos pelo Seconci/Sinduscon-DF).

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Com informações do Seconci-DF)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BNU
Abrainc
Sinduscon-MT
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AM
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MA
Sinduscon-RO
Sinduscon – Vale
Sinduscon-RS
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea