Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/03/2021

Correio Talks: economista da CBIC fala sobre perspectivas para 2021

A economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Ieda Vasconcelos, apresentou as perspectivas e o recente desempenho do setor da construção, hoje, na live do Correio Talks “Desafios para o Brasil no pós-pandemia” promovida pelo Correio Braziliense.

Foi demonstrado que, em 2020,  mesmo considerando que as suas atividades estavam equivalentes ao patamar de 2007, a Construção Civil gerou 108.517 novos postos de trabalho, resultado que colocou o setor na liderança de geração de novos empregos com carteira assinada no País. . “Este foi o melhor resultado desde 2012”, citou Vasconcelos.

Já o persistente aumento dos custos dos insumos de materiais da construção e o desabastecimento de materiais está gerando uma redução no ritmo de atividades do setor, o que pode comprometer o seu desempenho em 2021.  A Sondagem da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, mostrou que, no quarto trimestre de 2020,  para 50,8% dos empresários entrevistados, o principal problema enfrentado pelo setor foi a falta ou o alto custo da matéria-prima.

A economista concluiu que as expectativas do nível de atividade para os próximos seis meses permanecem positivas, mas podem ficar comprometidas em função de fatores como o desabastecimento de insumos, o agravamento da pandemia provocada pelo coronavírus e a inflação persistente.  Ressaltou, ainda, a importância do Brasil agilizar as reformas estruturais.  Por fim, demonstrou a importância  da continuidade do trabalho da construção, e ressaltou  que o setor tem feito esforços para preservar a saúde do  seu trabalhador num cenário de agravamento da covid.

 

Confira reportagem publicada no Correio Braziliense aqui.

 

Assista à live do Correio Talks.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Ademi – SE
SECOVI-GO
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AP
Sinduscon-SF
APEOP-SP
Sicepot-RS
Sinduscon-PA
ASBRACO
Sinduscon-PE
Sinduscon – Lagos
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea