Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/05/2022

Coopercon-SC abre novo lote de importação do aço. Garanta já o abastecimento em suas obras!

Preencha sua demanda e participe desta excelente oportunidade de garantir abastecimento de suas obras e com ótimo saving no custo final de aquisição

 A Cooperativa da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Coopercon-SC) abriu captação de demandas para fechar novo lote de importação do aço ainda neste mês de maio. A ideia é aproveitar a redução de 10,8% para 4% do imposto de importação de vergalhões, como oportunidade de reduzir seus custos e driblar a alta nos preços do insumo no mercado nacional.

Veja vídeo.

Em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no final de 2020, a Coopercon-SC captou empresas interessadas em adquirir o aço importado. Em 2021 foram realizados dois processos de importação que totalizaram um montante de 40 mil toneladas de aço entregues ao mercado nacional. O primeiro, no final de fevereiro, chegou a 20 mil toneladas. Foram 137 empresas de oito estados brasileiros que se reuniram para trazer o navio completo com importação de aço da Turquia por meio da entidade.

Com os altos preços do insumo no mercado nacional, a importação do aço teve o intuito de garantir o abastecimento do material com um custo mais competitivo para as empresas.

A redução da alíquota do imposto de importação do vergalhão foi mais uma conquista da Coopercon/SC, após 2 anos de batalha. Desde o início da pandemia, em 2020, o setor da construção sofria com o desabastecimento do aço no mercado brasileiro e a Coopercon-SC passou a reforçar a alternativa de realizar a importação deste produto, porém a alíquota de 12% do Imposto de Importação era uma enorme barreira por se tratar de um produto que não existia disponibilidade dentro do nosso País”, destaca o presidente da Coopercon-SC, José Sylvio Ghisi.

Como participar do grupo

O preenchimento das demandas deve ser feito direto no Portal de Compras. A ideia é até o final deste mês utilizar os volumes obtidos para finalizar a negociação com a Turquia e assim apresentar a proposta final para aprovação dos pedidos de compra.

De acordo com o presidente Ghisi, neste Lote de Importação terá vergalhão CA-50, todos em fardos de 2 toneladas por bitola:

  • Barras retas de 6,3mm até 32,0mm = NCM 7214.2000
  • Bobinas de 6,3mm a 16,0mm = NCM 7213.1000

Após fechamento do lote e confirmação do pedido de importação, o prazo para chegada do material no Brasil é de 90 dias.

Preencha sua demanda e participe desta excelente oportunidade de garantir abastecimento de suas obras e com ótimo saving no custo final de aquisição. As empresas que estiverem com a demanda preenchida no Portal de Compras receberão a notificação de pedido para aprovação das condições comerciais no momento que for finalizada a negociação.

Acesse o Portal de Compras e preencha sua demanda. Qualquer dúvida, envie seus dados para o e-mail: [email protected] ou entre em contato com a Equipe de Atendimento do Portal de Compras:

  • Karoline Batista = 047-99152-0455
  • Jaqueline Rodrigues = 047-99116-8695
  • Caroline Custódio = 047-99203-4339
  • Carla Brião = 047-99272-4460
  • Telefone fixo = 048-3028-9451

Se quiser, também pode tirar dúvidas na Live Sobre Importação do Aço que será realizada na terça-feira (17/5), às 16h, no YouTube.

SAIBA MAIS

Brasil recebe 20 mil toneladas de aço importado por cooperativa de construtoras

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TAP
APEMEC
Sinduscon-PR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-TO
FENAPC
SECOVI- PB
Sinduscom-NH
SECONCI BRASIL
Sinduscon-MS
APEOP-SP
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea