Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/08/2014

Convenção Secovi 2014 debate o futuro do mercado imobiliário e do País

"Cbic"
08/08/2014

jornaldiadia.com.br

Convenção Secovi 2014 debate o futuro do mercado imobiliário e do País

De 27 a 30 de agosto, especialistas, economistas e empresários do Brasil e do exterior compartilham conhecimento e experiência no maior evento do setor. Em pauta, as perspectivas para este e os próximos anos

PUBLICIDADE

As projeções pouco animadoras para a economia brasileira, as eleições que se avizinham e a aprovação de novos Planos Diretores Estratégicos em várias cidades exigem que o setor imobiliário se prepare para os cenários deste e dos anos seguintes. 

O tema central da 11ª Convenção Secovi, que ocorre de 27 a 30 de agosto, na sede do Sindicato, vai ao encontro dessa premissa. Sob o mote "Indústria imobiliária e os desafios de continuar crescendo", esta edição focaliza como o mercado, em seus diversos segmentos, deve planejar suas atividades em face de condições reversas.

Dia 27/8 – A abertura oficial do evento, às 10 horas, tem como tema "O Brasil em 2015: o que esperar e o que enfrentar". A solenidade conta com a participação da empresária Luiza Helena Trajano, presidente da rede Magazine Luiza; do cientista político Heni Ozi Cukier, e do diretor de Negócios do Google Brasil, Alessandro Leal, que apresentam suas perspectivas para o País. Como debatedores, integram o painel o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, e o presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins. 

Na ocasião, o Sindicato divulga suas propostas aos candidatos à Presidência da República. "Em cada segmento da atividade imobiliária, identificamos obstáculos que dependem de medidas do governo federal para serem superados", diz Claudio Bernardes. "Mas não nos limitamos a levantar problemas. Apontamos soluções. Portanto, o próximo presidente terá em mãos um verdadeiro roteiro para incentivar as áreas de loteamento, incorporação, habitação econômica, turismo e hotelaria, comercialização, locação, administração de condomínios, tecnologia etc.", emenda.

Na sequência da abertura, ocorrem o painel "Política Nacional de Habitação" e o Fórum Urbanístico Internacional, com o tema "Adensamento e Verticalização das Cidades". 

28/8 – O painel "Panorama do Mercado", com uma análise aprofundada do economista Delfim Netto, abre a programação do dia. 

Em seguida, a jornalista Rosana Jatobá, mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP), ancora painel sobre Sustentabilidade, no qual aborda o desempenho do mercado imobiliário em práticas sustentáveis. 

Paralelamente, profissionais estrangeiros e brasileiros se encontram no Real Estate Show Case, que oferece oportunidade para fazer negócios em parceria. 

À tarde, os destaques ficam por conta dos painéis Comercialização (Marco regulatório da corretagem imobiliária); Comunidades Planejadas (Urbanização de comunidades planejadas: utopia ou realidade?); e Locação (O mercado de condomínios logísticos no Brasil e tendências de desenvolvimento); Jurídico (Grandes temas em direito urbanístico, em face do novo Plano Diretor e da nova Lei de Zoneamento); e Hotelaria (O mercado hoteleiro após a Copa do Mundo). 

29/8 – O painel de Incorporação, "Oportunidades dos Fundos de Investimentos Imobiliários", apresenta o funcionamento dos FII. Simultaneamente, o de Desenvolvimento Urbano debate as formas de financiamento para produção e comercialização de lotes. 

Na sequência, as peculiaridades e as oportunidades do mercado imobiliário do interior paulista serão apresentadas pelos diretores regionais do Secovi-SP de diversas cidades do Estado. Em paralelo, o "Momento Imobiliário Internacional" recebe delegações de empresários de dez países. Pela primeira vez um grupo de Dubai, Emirados Árabes, participa do evento. Executivos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Panamá, Índia, Cazaquistão, Síria, Paquistão e Nigéria também marcam presença. O objetivo é estabelecer parcerias para a realização de negócios. 

30/8 – Das 9h30 às 13 horas, o painel Administração de Condomínios discorre sobre como condomínios podem adotar ações sustentáveis sem abrir mão do bem-estar e dos moradores. Das 11h30 às 13h, os advogados Carlos Alexandre Cabral e João Paulo Rossi Paschoal elencam as principais dúvidas jurídicas civis e trabalhistas dos síndicos. A sessão é gratuita para síndicos e administradoras. 

Ainda no sábado, visita técnica ao empreendimento Camargo Corrêa Towers.

Atrações – Além de programação especial para acompanhantes, o coquetel de boas-vindas da Convenção Secovi apresenta o espetáculo "Palavra de mulher". Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa interpretam canções de Chico Buarque. No dia 28/8, a happy hour fica por conta da Zarabanda (empresários do setor imobiliário revelam seus dotes artísticos).

Gentilezas Urbanas – Por sugestão do Secovi-SP, o vereador Nabil Bonduki apresentou projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, que institui o "Dia da Gentileza Urbana", a ser comemorado anualmente em 17 de setembro. Durante a Convenção, haverá um showroom com projetos e diferentes intervenções. "A proposta é que as pessoas conheçam exemplos que podem ser replicados, adaptados ou ampliados. Será uma fonte de conceitos e ideias inspiradoras para tornar a cidade cada vez mais agradável", afirma Claudio Bernardes.

 Serviço

Convenção Secovi 2014

Data: 27, 28, 29 e 30 de agosto

Onde: Sede do Secovi-SP (Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana – São Paulo, SP)

Informações e inscrições: (11) 5591-1306 ou www.convencaosecovi.com.br

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-MA
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-AC
Sinduscon-AL
Sindicopes
Sinduscon – Vale do Piranga
AELO
Assilcon
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea