Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/10/2018

Contrato entre ABDI e ABNT facilita acesso às normas técnicas da construção civil

Uma parceria firmada entre a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Agência Brasileira Industrial (ABDI) facilitou o acesso a 104 normas relativas à construção civil e a 9 voltados para a tecnologia Building Information Modeling (BIM). Empresários, profissionais e pesquisadores do setor podem fazer download de todo o material com 80% de desconto no site da ABDI. Mas fique atento: os downloads com valor reduzido são limitados.

Segundo informações da ABDI, o portal já contou com mais de 500 downloads. Uma das normas mais procuradas até agora é a NBR 10152:2017, atualizada em novembro de 2017, que regulamenta os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico.

Segundo Roberto Matosinhos, consultor técnico do Sinduscon-MG e líder do grupo de normas COMAT/CBIC, as normas foram pré-selecionadas conforme critérios de interesse e relevância para o setor. “O contrato visa o desenvolvimento industrial do setor e a o atendimento simplificado às normas. As normas técnicas são um referencial de qualidade e conformidade na construção civil”, defendeu.

No biênio 2013/2014, foram disponibilizadas 48 normas aplicáveis à construção civil e outros setores, como Bens de Capital (BK), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além do BIM. Ao todo, conforme informações da ABDI, foram registrados mais de três mil downloads das normas e cerca de dez mil visualizações.

 “A proposta é democratizar e ampliar o acesso das empresas e profissionais, não só ao acervo normativo da construção civil em geral, mas também com foco no BIM, que é uma nova metodologia de modelagem virtual de componentes, elementos e sistemas, essencial para a industrialização da construção”, explicou a gerente de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Cynthia Mattos.

Com informações da ABDI

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Abrainc
Sicepot-RS
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PR
Ademi – SE
Sinduscon-JF
Sinduscon-Vale do Itapocu
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Norte/PR
Ademi – PR
Ademi – MA
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea