Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/09/2012

Conta de energia poderá até cair mais, afirma Dilma

"Cbic"
12/09/2012 :: Edição 399

Jornal Zero Hora – 12/09/2012

CONTA DE ENERGIA PODERÁ ATÉ CAIR MAIS, AFIRMA DILMA

Ministério de Minas e Energia informa que redução da tarifa chega ao consumidor em 5 de fevereiro Após uma série de informações desencontradas durante o dia, o governo federal fixou ontem à noite a data de 5 de fevereiro para começar a valer a redução de 20,2% do custo médio da energia no país. E o corte nas tarifas, avisou a presidente Dilma Rousseff, poderá ser ainda maior, dependendo de resultados de novos estudos.

Para os consumidores residenciais, a redução na fatura prevista será, inicialmente, de 16,2%. No caso das indústrias, o abatimento na conta pode variar de 19,4% a 28%.

O Ministério de Minas e Energia chegou a informar à tarde que a diminuição da conta chegaria a partir de janeiro. No final do dia, preferiu situar a validade do benefício  no início de 2013 , mas à noite confirmou a data definitiva. Os cálculos que poderão dar alívio ainda maior às famílias e aos empresários serão feitos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas a expectativa de conclusão é em março. Para a presidente, empolgada com as possíveis repercussões na economia, a iniciativa marcará época.

Esses números são números que me permitem dizer que eu não estou cometendo nenhum exagero ao afirmar que nós estamos tomando uma medida histórica   disse Dilma.

A redução da conta de luz abre caminho para diminuir os custos de produção do setor e melhorar a competitividade das fábricas, além de deixar mais renda na mão dos consumidores e contribuir para frear a inflação. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, defendeu que os empresários repassem a diminuição do custo ao preço final dos produtos.

Vai depender de setor para setor, mas certamente a sociedade será muito beneficiada   avaliou.

Projeções da CNI indicam que a medida fará o custo de produção da indústria cair de 2% a 4% no país.

O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, Paulo Godoy, lembrou que a renovação dos contratos de geração, transmissão e distribuição de energia traz mais segurança ao setor elétrico.

As empresas terão mais condições de planejar e tomar decisões de longo prazo   analisou.

A Aneel também confirmou que revisará ainda no primeiro semestre as tarifas de todas as distribuidoras, inclusive as que não estão incluídas no pacote de renovação das concessões.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
Sinduscon-JF
Sinduscon-AP
ASBRACO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-RIO
Sinduscon-SF
Sinduscon-PR
Sinduscom-SL
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-RR
SECOVI-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.