Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/04/2014

Construtoras reclamam de atraso do governo

"Cbic"
25/04/2014

DCI – Comércio, Indústria e Serviços

Construtoras reclamam de atraso do governo

SÃO PAULO

O pagamento às construtoras pelas obras de imóveis enquadrados no Minha Casa Minha Vida está sendo normalizado, mas a resolução adotada pelo governo não agradou empresários. Os atrasos na liberação do dinheiro ocorreram entre dezembro e março, comprometendo as margens das empresas que lidam com empreendimentos na faixa 1 do programa habitacional, voltado para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

Em carta enviada à presidente Dilma Rousseff, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP), Sergio Watanabe, chegou a pedir a regularização dos pagamentos em atraso. Além disso, foi realizada em Brasília uma reunião entre empresários, membros do governo e bancos públicos.

Nesse encontro, ficou definido que o pagamento às construtoras passará a ser escalonado. A liberação dos recursos pela Caixa ocorrerá após as construtoras apresentarem a Planilha de Levantamento de Serviço (PLS), documento de prestação de contas sobre o andamento das obras. O papel é apresentado pelas empresas mensalmente, com o objetivo de receber um pagamento proporcional à evolução dos trabalhos.

Depois que o documento for inserido no sistema de dados da Caixa, o banco terá 15 dias para fazer o pagamento às construtoras de pequeno porte, e 21 dias no caso das construtoras de médio e grande porte.

Antes desse acordo, o crédito era feito em até dois dias após a simples apresentação da PLS.

O representante do Sinduscon-SP também reclamou da falta de clareza sobre esses prazos estipulados. A liberação do pagamento ocorre 15 ou 21 dias após a inserção dos dados no sistema da Caixa, mas esse processo de inserção poder demorar, o que tem deixado empresários confusos. "Esse é um momento de transição, e ainda temos problemas."



 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-MS
Sinduscon-Norte/PR
Ademi – ES
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ademi – AL
Sinduscon-ES
SINDUSCON – SUL
Sinduscom-SL
APEOP-PR
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea