Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/02/2015

Construtoras financiaram desfile, diz Beija-Flor

"Cbic"
20/02/2015

Folha de S. Paulo – 20 de fevereiro

Construtoras financiaram desfile, diz Beija-Flor

Empresas brasileiras não confirmam ação

O desfile campeão da Beija-Flor de Nilópolis sobre a Guiné Equatorial foi financiado por empresas brasileiras de construção civil, segundo um dos carnavalescos da escola, Fran-Sérgio Oliveira. Duas dessas empreiteiras têm negócios no país africano.

A versão foi confirmada em nota pelo Departamento de Informação e Imprensa do governo da Guiné Equatorial e visa a amenizar a polêmica em torno do patrocínio.

Até então, circulava a informação de que o próprio governo teria bancado o enredo com R$ 10 milhões, segundo o jornal "O Globo" –a escola não confirmava o valor e o governo negava tê-lo pago.

A Guiné Equatorial vive uma ditadura comandada há 35 anos por Teodoro Obiang.

Fran-Sérgio mencionou as empreiteiras Odebrecht, Queiroz Galvão e o Grupo ARG. As duas últimas atuam no país africano. Na nota, o governo não cita nomes.

Procurada, a Odebrecht negou o patrocínio e disse que não atua na Guiné.

A Queiroz Galvão informou que não se manifestaria. No site oficial da empresa, a Guiné Equatorial é descrita como um dos "países definidos como prioridades estratégicas".

Já o Grupo ARG não respondeu à reportagem. No site dele, consta a construção de duas rodovias no país.

A empreiteira obteve financiamento de US$ 11 milhões com o BNDES para projetos na Guiné Equatorial. O empréstimo já foi quitado.

Para o principal ativista de defesa dos direitos humanos na Guiné Equatorial, a Beija-Flor está ajudando a "lavar" a imagem do ditador.

"A ditadura do presidente Obiang está sempre ansiosa por oportunidades como essa para mascarar sua repressão aos direitos humanos", afirma Tutu Alicante, diretor-executivo da ONG EG Justice, que está exilado nos EUA.

"Enquanto muita gente no meu país não tem acesso a água, educação, saúde ou comida, funcionários do governo estão em um dos hotéis mais caros do Rio", diz.

Colaborou PATRÍCIA CAMPOS MELLO 

 LUIZA FRANCO PEDRO SOARES DO RIO

 
 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Pelotas
ASEOPP
Sinduscon Sul – MT
Ademi – DF
Sinduscon-Vale do Itapocu
SECOVI-GO
Sinduscon-BC
ADIT Brasil
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-GO
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea