Construtoras de Cuiabá participam de projeto do Sesi para melhoria das condições de SST nos canteiros de obras

As diretrizes do projeto “Construindo a Segurança”, desenvolvido pelo Sesi/MT, foram apresentadas nesta terça-feira (10) no Plenarinho da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. Pela iniciativa, seis canteiros de obras de empreendimentos localizados em Cuiabá/MT receberão gratuitamente consultoria e assessoria técnica para a implantação de Método de Inspeção para melhorias das condições de segurança nesses ambientes.

O projeto terá prazo de execução de seis meses e é dividido em três fases: mobilização das construtoras para adesão ao projeto; definição de responsáveis pelo processo de implantação do método na empresa (engenheiro civil ou técnico em edificações) e um responsável pela parte de segurança do trabalho para acompanhamento, e treinamento dos profissionais envolvidos para a aplicação da metodologia no canteiro.

“O projeto estabelece visitas nos canteiros e a entrega da metodologia, de acordo com procedimentos e situações possíveis naquela obra. Será estabelecida uma periodicidade de inspeção dos componentes e dos processos, indicando os responsáveis. Ao fim da consultoria, as construtoras poderão continuar com essa metodologia ou ainda poderão aprimorá-la, acrescentando itens de segurança nos formulários”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi/MT, Kengiro Suezawa Camargo.

“O projeto traz um componente importante para o empresário: a segurança jurídica. O Construindo a Segurança vai permitir que o empresário reúna documentação dos esforços e das realizações da empresa para que o canteiro de obras ofereça o menor risco possível à saúde e à segurança do trabalhador. O momento não poderia ser mais adequado para o início do projeto porque estamos na edição 2018 da Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Canpat), do Ministério do Trabalho, que vai até outubro e que elegeu abril como o mês da saúde e segurança do trabalhador”, explica Cláudio Ottaiano, presidente da Comissão de Relações Trabalhistas do Sinduscon-MT.

Participam do projeto as  construtoras Gerencial Construtora, Apolus Engenharia, CMF Construções Ltda, Construtora JL e Prime Construtora. O projeto-piloto atende exclusivamente empresas associadas ao Sinduscon-MT.

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Abril, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

19Abr(Abr 19)08:002018:00CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EM REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */