Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/12/2010

Construtoras buscam área maior para novo aeroporto de SP

CBIC Clipping

01/12/2010 :: Edição 018

Jornal Valor Econômico/BR|   /10/10/2010

Construtoras buscam área maior para novo aeroporto de SP

André Borges

 Infraestrutura: Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez têm plano B que envolve terras da Melhoramentos

 As construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez negociam um plano B para levar adiante o projeto de construção de um aeroporto no município de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. As empreiteiras, conforme apurou o Valor , têm mantido conversações com a Companhia Melhoramentos de São Paulo, dona de boa parte da área territorial de Caieiras. O objetivo é adquirir um terreno da Melhoramentos fora da região central da cidade, onde a obra poderia ser realizada sem grandes dificuldades relacionadas a licenciamento ambiental e desapropriação de imóveis.

 Segundo uma fonte próxima às negociações, neste momento as discussões buscam ajustar um preço para a possível aquisição da área. No alvo está parte de uma área da Melhoramentos que atinge cerca de 27 milhões de metros quadrados. O projeto é acompanhado com expectativa pela prefeitura de Caieiras. Fomos contrários ao primeiro projeto do aeroporto na cidade porque a ideia inicial era construí-lo no centro da cidade, diz o prefeito Roberto Hamamoto (DEM). Mas agora sabemos que as negociações em curso consideram uma área retirada do centro, o que seria um projeto excelente para o município, já que é bem mais fácil de ser executado.

 Procuradas pela reportagem, as duas construtoras não quiseram comentar o assunto. Por meio de nota, a Companhia Melhoramentos de São Paulo informou que, como principal proprietária de terras em Caieiras, reforça seu objetivo, já amplamente divulgado, de promover o desenvolvimento urbano sustentável de suas terras na região metropolitana de São Paulo. A empresa informou que, sobre construção de aeroporto, não existe qualquer venda de terras realizada com esta finalidade.

 A ideia de construir um terceiro aeroporto em São Paulo é antiga. Foi apresentada em 2007 por Nelson Jobim, quando ele assumiu o Ministério da Defesa. A cidade de Caieiras virou alvo do projeto depois que a Camargo Correa comprou, em dezembro do ano passado, uma área de 5,2 milhões de metros quadrados (área equivalente à metade da cidade de São Caetano) da Melhoramentos. A ideia da construtora era erguer um bairro para cerca de 80 mil moradores, mas a possibilidade de construir um aeroporto passou a ser considerada. Essa alternativa enfrentou forte resistência da prefeitura, que cobrou a construção do empreendimento imobiliário.

 Caieiras reúne condições favoráveis ao projeto aeroportuário. Localizada a 30 km do centro de São Paulo – Cumbica fica a cerca de 20 km -, a região é abastecida por uma estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e por ligações com o rodoanel Mário Covas e as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Além disso, pesa na conta o fato de a Melhoramentos ser dona de quase 60% das terras da cidade, diz o prefeito Roberto Hamamoto. Essa facilidade de negociar uma grande área privada com um único dono não existe em qualquer outro município da região, comenta.

 O sucesso do projeto. contudo, depende ainda de regulamentações do setor de aviação e até mesmo do destino que será dado à Infraero. Há planos para abrir o capital da estatal, o que teoricamente lhe daria mais musculatura financeira e independência política. Hoje, a Infraero é responsável por administrar os principais aeroportos do país, mas a infraestrutura é patrimônio da União. Procurada, a Infraero não comentou o assunto.

 No governo, o estímulo a parcerias público-privadas e a concessões para construção de novos aeroportos é visto como atalho para resolver as limitações que estrangulam o setor. Como está hoje, a Infraero não tem capacidade de administrar a situação, diz Carlos Campos, coordenador de infraestrutura econômica do Ipea. A tendência é o setor caminhar para uma combinação de decisões, que passam pela abertura de capital da Infraero e entrada da iniciativa privada nas construções e ampliações dos aeroportos, acrescenta.

 Os projetos já existem, o que falta é sair do papel. É esperado para início do ano que vem o leilão para a construção do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN). O modelo inédito de concessão prevê a entrada do setor privado, apoiado por financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O mesmo modelo deverá ser usado para a ampliação de aeroportos como o Galeão, no Rio, Viracopos, em Campinas (SP) e Cumbica, em Guarulhos (SP).

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 

"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
ADEMI – BA
Sinduscon-PR
Sinduscon-Joinville
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-PE
Sinduscon-BA
Sinduscon-MT
Sinduscon-BNU
Sinduscon – Vale
Ademi – DF
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea