Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/08/2020

Construtora adota portal de desinfecção no canteiro de obras

Medidas de desinfecção e higienização do canteiro de obras vem sendo realizadas pela construtora C.A.C, como forma de enfrentamento ao novo coronavírus. Desde junho, um túnel de desinfecção foi instalado na entrada da obra Campo Belo, localizada em São Gonçalo-RJ, que conta com 150 colaboradores entre funcionários próprios e terceirizados.

A ideia, de acordo com o coordenador de obras Caio Stocco Costa Lima, surgiu para atender a uma necessidade urgente, decorrente da pandemia. A C.A.C passou a oferecer suporte aos trabalhadores com soluções de desinfecção para manter uma boa higiene das mãos e a limpeza de superfícies, ferramentas e equipamentos.

“O objetivo da ação é o bem estar e a proteção de colaboradores e prestadores de serviço. A função do túnel é desinfetar funcionários evitando levar contaminação tanto interna (da rua para o canteiro), quanto externa (do canteiro para o seu lar)”, destaca.

Stocco explica ainda como foi o processo para escolher o tipo de produto desinfetizande para o túnel. “Tivemos uma preocupação muito grande com a definição do modelo de túnel, já que muitas empresas ofereceram o serviço com os mais diversos tipos de produto desinfetantes. Optamos pelo ozônio que é 100% seguro e sem risco a saúde, não tem efeitos colaterais e é eficiente na neutralização dos vírus, 100 vezes mais eficiente que o cloro e 99% mais eficaz na eliminação de vírus, fungos ou bactérias”, frisa.

De fato, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ozônio é o desinfetante mais eficiente para todo o tipo de microrganismos. No documento da OMS a que nos referimos, afirma-se que, com concentrações de ozono de 0,1-0,2 mg / L/min consegue-se uma inatividade de 99% de rotavírus e poliovírus, vírus que pertencem à mesma categoria dos coronavírus (Grupo 4).

A C.A.C desenvolveu protocolos específicos para garantir a segurança de seus funcionários, não só na obra do Rio de Janeiro, mas de outras localidades que a empresa trabalha, como São Paulo e Belo Horizonte.

“O túnel conta com um sistema que pulveriza o ozônio umedecido para atingir a parte superficial do corpo, como roupas, acessórios e calçados. Com aproximadamente 3 metros, é preciso que a passagem do funcionário seja de forma contínua, cerca de 10 a 15 segundos, para garantir a eficácia da aplicação”, observa Stocco.

Desinfecção de áreas comuns

A C.A.C também contratou uma empresa especializada para prestar serviços de limpeza e desinfecção das áreas de escritório, vestiário/banheiro, cozinha e almoxarifado. A construtora segue o protocolo de desinfecção das áreas comuns com utilização de PEROXY 4D, produto autorizado pela Anvisa.

Áreas comuns da C.A.C sendo desinfectadas

PEROXY 4D é um detergente, desinfetante nível intermediário e desodorizante hospitalar de alto desempenho, com formulação exclusiva que mistura Quaternário de Amônio de 5ª geração e Peróxido de Hidrogênio, potencializando a ação de desinfecção em um amplo espectro de microrganismos.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sicepot-PR
Sinduscon-AC
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – AL
Sinduscon – Vale
Sinduscon-PR
Sinduscon-DF
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MG
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea