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AGÊNCIA CBIC

21/08/2020

Construtora adota medidas preventivas à Covid-19 nos canteiros de obra

Durante o período inicial da Covid-19, o mais crítico do distanciamento social imposto em diversos estados, a Direcional Engenharia rapidamente se articulou para implementar soluções que atendessem as exigências das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde das localidades de seus empreendimentos. Esta reorganização nas rotinas garantiram o máximo de zelo pela saúde e segurança dos seus colaboradores, visitantes, fornecedores e clientes. As medidas corporativas são visíveis em toda a empresa nas suas equipes de obras, comerciais, administrativas, apoio, logística e terceirizados em todo o país.

“Todo nosso time percebeu a relevância da situação e se engajou de modo bastante ágil. Dos momentos de extrema incerteza do início, ainda em março, à situação atual, seguimos com atenção permanente e rigor para assegurar condições de saúde e segurança para todos”, diz Danilo Aucélio, Superintendente de Incorporação da Direcional Engenharia.

Com a permissão legal em municípios, estados e no Distrito Federal para a continuidade de atividades na construção civil, especialmente obras, uma das primeiras medidas tomadas pela Direcional para assegurar condições adequadas aos colaboradores durante a pandemia foi a de escalonar a jornada de trabalho. Isso permitiu que eles utilizassem o transporte público fora dos horários de pico e de aglomeração. Dessa forma, os horários de entrada e saída foram flexibilizados assegurando um diferencial preventivo. Em seguida, ao chegar ao canteiro, todos os colaboradores são submetidos a uma mensuração da temperatura e podem higienizar as mãos em pias especialmente instaladas, onde existe farto fornecimento de sabão, toalha descartável e álcool gel 70%.

Já dentro das obras, as paredes dos pavimentos erguidos continham marcações especificando quantas pessoas poderiam trabalhar naquele espaço a fim de garantir o máximo de distanciamento entre os trabalhadores durante a jornada diária. Na pausa para o almoço, outra medida de escalonamento foi tomada pela Direcional Engenharia. Grupos de operários passaram a fazer a refeição em horários diferentes, de modo a evitar a aglomeração nos refeitórios. O piso no interior deste mesmo local foi pintado para indicar a distância de dois metros que os colaboradores deveriam manter entre si.

Ao término da última jornada antes do fim de semana, os colaboradores recebem kits de higiene e reforço das orientações de prevenção junto à família. Os kits contêm sabonete, detergente e papel higiênico. O essencial para que as suas famílias também mantenham os cuidados necessários em seus lares.

Vendas online e stands

A Direcional se adaptou rapidamente às mudanças do mercado e atualmente todo o processo de venda pode ser realizado de forma 100% digital, por meio de canais e redes sociais, hotsite, WhatsApp 24 horas, chat online e telefone. O processo é inteiramente online, desde o contato inicial com um corretor, passando pela escolha do empreendimento, pelo envio de documentação, pela aprovação do crédito, até a emissão e assinatura do contrato, com direito a videoconferência com o profissional que o está auxiliando na compra.

No período mais restritivo do isolamento social os estandes de venda estiveram fechados e, com o início da flexibilização em várias cidades, estes locais voltaram a funcionar dentro de regras rigorosas para atendimento, tais como: as visitas só seriam realizadas com agendamento de horário, os estandes foram devidamente preparados através de um redesenho do arranjo físico, demarcações de distanciamento no piso, instalação de uma divisória acrílico entre o corretor e o cliente, realização da mensuração da temperatura em todos os clientes e visitantes, disponibilização de álcool em gel 70% aos usuários, fornecimento de máscaras às pessoas que não as possuem  e reforço nas medidas de higienização geral e redução da ocupação dentro das instalações.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

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