
AGÊNCIA CBIC
07/07/2011
Construção "verde" será debatida em SP
![]() |
07/07/2011:: Edição 132 |
Jornal Diário do Comércio – MG/MG 07/07/2011
Construção "verde" será debatida em SP Evento acontece nos dias 4 e 5 de agosto.
Promovido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), organização que reúne lideranças empresariais, pesquisadores, consultores e especialistas do setor, o SBCS11 – 4º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável terá como tema o "Papel da Construção Sustentável no Desenvolvimento das Cidades", ampliando o debate da sustentabilidade em três diferentes escalas: o espaço urbano, os edifícios e a inter-relação entre as unidades na edificação de um espaço urbano qualificado.
A partir do resultado e experiência das três últimas edições, a realização do SBCS11 tem por objetivo discutir formas de avançar na sustentabilidade e qualidade aos espaços urbanos. E trazer para debate a estrutura física das cidades que determina a qualidade de vida dos habitantes que pode ser expressa por meio do microclima, do consumo energético, da gestão de água e de resíduos, na capacidade de adaptação aos eventos climáticos, na garantia da saúde pública e segurança dos habitantes.
Para tratar do tema "Inovação e Realidade: iniciativas, experiências e o negócio no contexto da sustentabilidade" já estão confirmadas, para o primeiro dia, 4 de agosto, as presenças de alguns especialistas do setor da construção sustentável, como o professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do Comitê Técnico de Materiais do CBCS, Vanderley M. John, que vai abordar como novas aplicações e inovações em materiais já existentes podem contribuir para soluções na construção civil; e do pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Sergio ngulo, que vai discutir sobre as dificuldades das empresas da construção civil e fabricantes de materiais no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Encerrando as atividades do dia, o evento contará com exposições de concursos e palestras empresariais que analisará o ciclo de vida dos produtos, com a apresentação de cases de sucesso. O setor cimentício estará representado pela Holcim Brasil; no de argamassas, pela Saint Gobain Weber Quartzolit; no siderúrgico, por Lucila Caselato, gerente de Meio Ambiente do Instituto do Aço Brasil (IABr); e no setor de insumo de água, por Paulo Massato Yoshimoto, diretor Metropolitano da Sabesp. Outros assuntos também serão abordados, como a sustentabilidade na construção de agências bancárias, com Leonardo Batalha Ornellas, e sobre a experiência do Selo Casa Azul, com Mara Luísa Alvim Motta, ambos da Caixa Econômica Federal. Para discutir sobre a gestão de resíduos em canteiros de obras, foi convidado Alexandre Britez, gerente de Qualidade e Desenvolvimento Tecnológico da Cyrela.
Já no dia 5 de agosto, abre o Painel 1, "Integração entre projetos de grande escala e o espaço urbano", o professor da Universidade de Tóquio, Japão, Cheng-Li Cheng, que vai tratar sobre a "Gestão de água em regiões metropolitanas, o impacto da inserção de projetos de grande escalas e a visibilidade de sistemas de água não potável".
O Painel 2 vai discutir sobre "Qualidade de vida no espaço urbano" e o Painel 3 abordará a RIO 20 e a Construção sustentável.
Inscrições e informações para o SBCS11 – 4º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, que acontece no WTC (avenida das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo), (11) 4191-0665, (11) 3869-0791 ou (11) 6339-1925.
|
|
|
![]() |