
AGÊNCIA CBIC
Construção Sustentável em debate no ENIC
“A sustentabilidade tornou-se elemento fundamental para a Indústria da Construção nas últimas décadas. Hoje o setor está cada vez mais afinado com as demandas da sociedade que exige empreendimentos que estejam harmonizados com o meio ambiente e com as necessidades da população”. Essa avaliação foi feita pelo presidente da CBIC, Paulo Simão, na abertura do Painel “Cidades Sustentáveis”, que aconteceu na última quinta-feira (3 de outubro) no 85º ENIC. Segundo ele, nada mais distante da realidade do que o estereótipo de que a Indústria da Construção é agressora do meio ambiente.
O tema “Cidades Sustentáveis” foi objeto do painel realizado na Comissão de Meio Ambiente, e que teve ainda as presenças do consultor Sílvio Barros, ex-prefeito da cidade de Maringá e do economista Sérgio Besserman.
Para Sílvio Barros, a responsabilidade por planejar as cidades não cabe apenas ao poder público, e nem apenas o cidadão. A continuidade da sobrevivência de uma cidade depende da resposta da pergunta: Quem vai Planejar? Segundo Barros, quem está associado diretamente com essa responsabilidade são as organizações da sociedade e as empresas. Porque essas, sim, pensam a longo prazo, afirmou. Os Sinduscons, para ele, são exemplos de organizações que podem e devem estar envolvidas nesse planejamento. Segundo o ex-prefeito de Maringá, em 20 anos, 75% da população mundial estará morando em zonas urbanas e não há dinheiro para produzir infraestrutura pública para acolher todas essas pessoas.