Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/08/2013

Construção prevê semestre melhor

"Cbic"
12/08/2013

Valor Econômico

Construção prevê semestre melhor

De São Paulo

 A construção civil desacelerou no primeiro semestre, mas representantes do setor projetam alguma recuperação ao longo dos próximos meses. Walter Cover, presidente da Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat), projeta avanço de 4,5% da produção de materiais de construção neste ano, o que embute perspectiva de aceleração em relação ao crescimento de 3,7% observado no primeiro semestre, sempre em relação a igual período do ano passado.

Em julho, as empresas afirmaram que as vendas devem ter ficado estáveis, de acordo com o termômetro do setor, divulgado mensalmente pela Abramat. "Mas isso significa que o setor deve ter mantido crescimento em torno de 4% no período, o que está longe de ser um desastre."

Parte da aceleração, segundo a entidade, se deve à expectativa de retomada dos projetos de infraestrutura, diante da perspectiva de aceleração das obras por causa das concessões de projetos para o setor privado e também em função da proximidade do ano eleitoral.

Já o mercado doméstico de cimento cresceu 4,4% em julho, ante igual período do ano passado. Em relação a junho, as vendas por dia útil avançaram 1,4%. Para o presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Cimento (Snic), José Olavo de Carvalho, as vendas devem ser maiores no segundo semestre, mas insuficientes para que o setor cresça os 5,5% estimados no início do ano. "Estamos revisando nossos números e a tendência é certamente de alta inferior a 4%", afirma. Cauteloso, Carvalho pondera que não deve haver redução do consumo de cimento no país, mas diz que, como o setor imobiliário dá sinais de perda de fôlego, o segmento passou a trabalhar com estimativas mais modestas.

Carvalho avalia que o início de obras de infraestrutura poderia contrabalançar o desaquecimento do setor imobiliário nos últimos meses, mas até agora esses projetos não começaram. "Esperamos que as concessões em algum momento aumentem as vendas do setor, mas até as obras se traduzirem em demanda efetiva vai algum tempo." (TM)

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-TAP
ANEOR
Ascomig
Sinduscom-VT
Sinduscon-BA
Sinduscon-RR
Sinduscon – Vale do Piranga
SECOVI-GO
Sinduscon-Poços
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.