Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/11/2021

Construção civil orienta estudantes de Minas Gerais sobre prevenção de acidentes

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) aderiu à Semana CANPAT Construção 2021 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção) e realizou o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, no dia 8/10, no Centro de Formação Profissional Paulo de Tarso, em Belo Horizonte/MG.

Com apoio da diretora Priscila Cangussu de Oliveira, a iniciativa alcançou 40 alunos das turmas de Aprendizagem Industrial em Pedreiro de Edificações e de Aprendizagem Industrial em Instalação Elétrica Predial.  A ação foi realizada das 15h às 16h, em formato online.

A abertura  foi feita pela pedagoga Érica de Cássia Santos e a palestra foi proferida pela engenheira de Segurança e supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter.

Ao ressaltar a relevância da ação, que objetivou sensibilizar alunos e futuros trabalhadores/profissionais para a importância da prevenção de acidentes em qualquer atividade laboral, Andreia Kaucher explicou que a atividade marcava a celebração do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

A engenheira de Segurança discorreu sobre as responsabilidades das empresas e dos empregados e pontuou os principais riscos de acidentes na construção civil (queda de altura, choque elétrico e soterramento), chamando atenção também para os equipamentos de proteção individual.

Estudantes interagem com expositora

Os estudantes interagiram com Andreia Kaucher, que respondeu às perguntas e discutiu questões e situações relacionadas ao tema.

Para o estudante Itallo Luan Teixeira Felipe, do 2°ano do Ensino Médio, a palestra foi incrível. “Tiramos dúvidas e aprendemos ao mesmo tempo. Foi reforçada a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o trabalho na empresa”, disse, reforçando que os equipamentos de proteção individual servem para proteger a saúde e a segurança do trabalhador, evitando acidentes fatais. “Durante a palestra debatemos que algumas empresas disponibilizam os equipamentos, mas muitos não cumprem com a Norma Regulamentadora nº 6, por não entenderem os riscos que podem causar”, declarou.

Já o estudante Thiago Baptista Cazassa, da Turma de Elétrica Predial, AIIEP35T-1, salientou que o assunto deveria ser mais abordado nos meios educacionais e profissionais, a fim de instruir o máximo possível de pessoas, em busca de proporcionar, cada vez mais, ambientes seguros e saudáveis nas escolas e empresas.

Thiago Cazassa também elogiou a forma como a engenheira Andreia Kaucher explanou o tema, de forma simples e direta. “Superou minhas expectativas, por se tratar de um assunto amplo e complexo”, frisou, reforçando a importância de uma fiscalização mais rígida sobre os funcionários, exigindo e mostrando, na prática, a forma correta de utilização dos EPIs, e explicando que, uma má utilização do equipamento ou a ausência dele pode causar sérios problemas, tanto para a empresa, quanto para o funcionário.

Sucesso da iniciativa

“De forma singela, gostaria de agradecer pela oportunidade que o Senai está nos disponibilizando, sempre empenhado em trazer um excelente conteúdo, com profissionais super capacitados para o nosso melhor aprendizado. Já aguardo ansiosamente pela próxima palestra”, mencionou o estudante Thiago Cazassa.

“Eu gostei muito da palestra. A engenheira Andreia Kauche explicou muito bem sobre a segurança no trabalho, detalhou e exemplificou, usou memórias pessoais para exemplificar, que realmente te mostram a importância da segurança”, evidenciou o estudante Andrew Augusto Policarpo da Silva, da Turma Elétrica Predial AIIEP35T-1 Senai.

Segundo Andrew da Silva, Andreia Kauchea explicou bem as responsabilidades do empregador e do empregado e teve um bom bate-papo com os participantes, bons comentários e ótimo desempenho na apresentação do tema da CANPAT Construção. “Superou as expectativas de muitos participantes, a engenheira de segurança foi direta no assunto e mostrou sua importância e os perigos que podem ocorrer caso as normas não sejam seguidas”, disse.

Os professores Diego Henrique de Araújo e Josué Aurelino dos Santos Costa, e a pedagoga Érica de Cassia Santos, que acompanharam a apresentação, agradeceram a oportunidade e enalteceram a iniciativa da CANPAT Construção e a importância de debater o tema.

“O que se aprende sobre segurança não deve ficar só na sala de aula. É um conteúdo que todos devem dominar para garantir a própria segurança”, frisou o professor Diego Henrique de Araújo, da Turma de Elétrica Predial. Eles também manifestaram sua satisfação com a participação ativa dos alunos no evento e o desejo de repetir a experiência, se possível de forma presencial, para outras turmas do Centro de Formação Paulo de Tarso.

A Semana CANPAT é uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis estão disponíveis no canal
oficial da CBIC no YouTube. Assista! 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-PR
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-RR
Sinduscom-VT
Sinduscon-PA
Sinduscon-JP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon Anápolis
AELO
ASBRACO
Sinduscon PR – Noroete
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea