Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/03/2021

Construção lança campanha contra a Covid-19 nos canteiros de obras

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e para reforçar os cuidados em prevenção à Covid-19, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) lançou nesta terça-feira (02/03) a campanha ‘Com Cuidado Se Constrói’, em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi-PA). A ação visa alcançar mais de 2 mil trabalhadores, diretos e indiretos da construção, ao levar para mais de 30 canteiros de obras palestras e dinâmicas sobre sua prevenção e esclarecimentos sobre a vacina.

O canteiro de inauguração foi o do edifício anexo à sede da Procuradoria da República no Estado do Pará da empresa Quadra Engenharia, associada ao Sindicato. Participaram do evento 30 trabalhadores, além de engenheiros, técnicos e a equipe técnica do Sesi-Pará.

Para o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, a campanha é muito importante para manter os canteiros de obras seguros. “Estamos iniciando mais uma etapa do ‘Com Cuidado Se Constrói’, uma campanha do Sindicato da Indústria do Estado do Pará, junto com o Sesi-Pará trazendo para os canteiros de obras novamente toda a necessidade de se manter todas as medidas protetivas e de prevenção ao contágio do coronavírus”, comentou.

O dirigente ressalta que a campanha vai além de uma prática institucional, mas age como agente de mudança para o benefício da sociedade, como um todo. “Além de uma ação institucional é um dever nosso fomentar e propagar essas boas práticas, tendo em vista a essencialidade do nosso setor, da manutenção das atividades e que para isso, requer que haja um total rigor do cumprimento das medidas protetivas”, frisou.

O engenheiro Sebastian Gester, responsável pela obra e representante da empresa Quadra Engenharia declarou a necessidade da segunda etapa para os canteiros de obras. “Foi muito importante a vinda do Sinduscon-PA e do Sesi para trazer informação a respeito da pandemia. A segunda fase é necessária, pois reforça as informações para novos trabalhadores. Além do que o vírus não é o mesmo, sofreu mutações, então é importante novas recomendações. Sendo assim, podemos aplicar maneiras mais precisas de prevenção ao vírus”, disse.

Raphael Barbosa, diretor de operações do Sesi-Senai, falou sobre a campanha. “Levamos algumas palestras sobre as medidas necessárias para continuar trabalhando com segurança. O setor da construção civil já tem uma série de normas exigidas em razão da pandemia. É salutar que nós façamos o reforço das medidas necessárias para conter a proliferação do covid-19. Participaram as doutoras que vão lidar com esse público, falando sobre medidas protetivas e a necessidade de manter essas ações. Assim conseguimos trabalhar de maneira segura e manter em plena atividade o setor e ajudar a desenvolver a indústria” disse.

O colaborador Marcelo Pereira, pedreiro de acabamento da Quadra, disse que ficou muito feliz com a ação e que vai levar as informações para outros lugares. “Eu achei muito bom porque o conhecimento sempre é nobre, dentro da construção civil o risco ocorre e muitos não querem usar o equipamento adequado, mas eu acredito que a partir de hoje, tudo que foi passado vamos colocar em prática, até porque é para o nosso bem, para nossa saúde, para nossa família, para os nossos amigos. Hoje mesmo vou passar isso na minha igreja, porque todo mundo tem que ficar sabendo como se prevenir” declarou. Marcelo também frisou o conhecimento adquirido sobre o benefício da vacina, “muitos não querem tomar a vacina porque estão com medo, mas hoje foi posto em pauta que é necessário tomar a vacina”, concluiu.

A ação segue a campanha nacional da CBIC e Sesi, ‘Construção contra o conoravírus’ e ‘Não vamos baixar a guarda’. As cartilhas distribuídas foram ‘Recomendações para o ambiente de trabalho na indústria da construção’, volume I e II.

Participaram da abertura, entre outros:

  • Alex Carvalho, presidente do Sinduscon-PA
  • Fabrízio Gonçalves, diretor de Obras Públicas
  • Eliana Veloso, gestora do sindicato
  • Raphael Barbosa, diretor de operações Sesi-Senai
  • Jacilaine Souza, gerente executiva de segurança e saúde
  • Sebastian Gester, engenheiro civil representante da Quadra

Empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato com o Sinduscon-PA pelos telefones (91) 99194-6592 ou (91) 981621664.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon – Vale
Sinduscon-JF
Sinduscon-PB
Sindicopes
Sinduscon-RS
Sinduscon – CO
APEOP-SP
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-PE
SECONCI BRASIL
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea