Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/02/2020

Construção dialoga com bancada federal para retomada de investimentos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon) realizou no último dia 14/02 café da manhã com a bancada federal do Piauí e o governador do Estado, Wellington Dias. O objetivo da reunião foi apresentar os indicadores do segmento da construção referentes ao ano de 2019, além de pontuar ações de investimento para o Estado do Piauí e as expectativas para o setor este ano. Estiveram presentes, além dos associados, os deputados Júlio César, Iracema Portela, Átila Lira, Flávio Nogueira e Assis Carvalho, os senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro e o vereador Aluísio Sampaio.

A Construção civil representa cerca de 52% do Produto Interno Bruto (PIB) da Indústria no Piauí, o que reflete a geração de emprego para cerca de 22 mil pessoas. O presidente do Sinduscon, Francisco Reinaldo, enfatiza a importância de atualizar os parlamentares levando esclarecimentos a fim de que possam manter o setor ativo. Francisco Reinaldo ainda alerta para a defesa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como fonte de recursos para construção e saneamento.

“Estamos mostrando para a bancada federal a importância da habitação de interesse social (Minha Casa, Minha Vida), um programa que tem recurso oriundo do FGTS. Infelizmente tentam movê-lo para outros segmentos, sendo que originalmente criado para a construção civil e saneamento. Esse recurso deve permanecer nesse segmento por sua importância na geração de emprego e moradia digna para a população”, explicou o presidente.

Para o senador Ciro Nogueira (Progressistas), os recursos do FGTS são fonte de rentabilidade e segurança que o trabalhador busca ao se financiar um imóvel, mas pontua que as liberações desses recursos devam acontecer sem prejuízo à totalidade do fundo.

“As pessoas que colocam seu dinheiro no FGTS têm rentabilidade e segurança para quando precisarem. O fundo é um dos instrumentos mais importantes como grande fonte de financiamento do Minha Casa, Minha Vida e de construção de casa própria para as camadas que mais precisam. Sobre os saques, acredito que o máximo que puder ser liberado sem afetar o Fundo como um todo eu acho ideal. É um dinheiro que circula na economia e o governo acertou ao liberar os saques”, comentou Ciro Nogueira.

O Senador Marcelo Castro (MDB) é presidente da Comissão Mista do Congresso Nacional e defende investimentos públicos como instrumento de reaquecimento da economia regional. Castro ainda complementa que a geração de emprego também terá melhores resultados com a aprovação de reformas, como a administrativa e tributária.

“Nós teremos agora no primeiro semestre uma das mais importantes tarefas para o Congresso Nacional, aprovar a reforma administrativa e tributária. Todas os tributos, normas e contribuições vão ser todas simplificados e sistematizados para tornar a vida do empreendedor mais fácil, possibilitando o crescimento da oferta de trabalho. Esse é o objetivo principal da reforma tributária”, comentou.

O diálogo com parlamentares da bancada federal e construtores tem rendido bons resultados. Para o vice-presidente do Sinduscon, Guilherme Fortes, a aproximação do setor com deputados e senadores é essencial para a manutenção dos empregos em todo o país.

“É fundamental que os problemas que o Estado vivencia, que a construção civil passa, sejam reportados aos nossos parlamentares para quando forem defender os interesses do Estado eles terem capacidade de defesa e opinar. Por meio desse diálogo com os parlamentares foi possível, no dia 27 de dezembro de 2019, trazer um pouco de recurso para o Nordeste”, finalizou Guilherme

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscom-VT
ADIT Brasil
APEOP-SP
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-BA
Sinduscon-PE
Sinduscon-Oeste/PR
ANEOR
Sinduscon-JP
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Vale do Itapocu
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea