Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/10/2023

Construção de obras públicas discute entraves para entregas de sucesso

Seminário promovido pelo Sinduscon-PE abordará desde os impactos da Nova Lei de Licitações, o panorama das obras paralisadas e sua retomada, até o uso do BIM (Building Information Modeling) nesse segmento construtivo

“Fatores Críticos de Sucesso para uma Obra Pública” é o tema central do seminário que o Sinduscon-PE realizará no dia 19 de outubro, das 9h às 12h, em sua sede. O evento, voltado para gestores públicos, controladores, gerenciadoras e construtores de obras públicas, tem o objetivo de disseminar e orientar esses atores quanto às boas práticas neste segmento construtivo. A programação está composta por 04 painéis e um debate final.

O primeiro painel, programado para iniciar às 9h20, terá como tema “Como fica A Nova Lei de Licitações com Aplicação do Pregão para Obras e a Exequibilidade?”, e será ministrado pelo engenheiro civil, advogado e conselheiro do CREA-PE, Alberto Barros. O palestrante possui pós-graduação em Direito do Trabalho pela Universidade Gama Filho/RJ e é Mestre em Leis em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. É, ainda, professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/PE e instrutor e consultor técnico do Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), assim como autor dos livros “Como Participar de Licitação Pública” e “Legislação: as Leis de Licitações e Contratos Administrativos?, entre outras publicações.

Em seguida, o engenheiro civil e professor em Gestão de Projetos, Heron Fábio Santos, ministrará a palestra “Como definir o prazo de uma obra”. O engenheiro é ainda mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, consultor em gestão de obras, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos. A mais de 25 anos se dedica ao Gerenciamento de Projetos para engenharia e arquitetura. Possui certificações pelo PMI- Project Management Institute, e é professor e coordenador de MBA’s relacionados a gestão de obras.

O terceiro painel, por sua vez, tratará do tema “O Que Melhorar nos Custos Diretos e Indiretos? (Análise de Cases Atuais)”, que será abordado pela engenheira civil e consultora Sinapi, Luciana Andrade. A consultora do Sinduscon-PE participou como palestrante dos Seminários Nacionais de Revisão do SINAPI em 16 Estados pela CBIC e é instrutora em cursos presenciais de Utilização do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

Após o intervalo para um coffee-break, toma lugar o quarto e último painel, intitulado “Qualidade dos Projetos e BIM para uma Melhor Orçamentação”, a ser ministrado pelo engenheiro civil, professor e orçamentista, Vilberty Vasconcelos, que tem pós-graduação em Educação no Ensino Superior e Gestão Financeira no Setor Público. Vilberty Vasconcelos vem atuando na área de orçamento de obras, planejamento e gestão de projetos e é fundador da empresa Brain Builder Engenharia Consultiva. Possui ainda em seu currículo orçamento de projetos de aeroportos, adutoras, estação de tratamento de água e esgoto, rodovias, ferrovias, pontes, obras de arte, portos e edificações de uso geral.

Concluídos os painéis, será iniciado o debate “Quais melhorias devem ser consideradas”, que será conduzido pelo diretor de Custos e Materiais do Sinduscon-PE, Paulo Cunha, tendo como debatedores convidados representantes de órgãos de controle e de órgãos executivos, entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site, através do link www.sindusconpe.com.br/seminario

(Com informações do Sinduscon-PE)

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
Aconvap
Sinduscon-MT
ADIT Brasil
Sinduscon-ES
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Porto Velho
SECOVI-SP
Ascomig
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – DF
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea