Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/10/2019

Construção comemora 70 anos do Sindicato do RS e posse da diretoria

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deu posse oficial ontem (28) aos novos dirigentes do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), gestão 2019/2021, em prestigiada solenidade realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O engenheiro Aquiles Dal Molin, que permanecerá na presidência da entidade para uma segunda gestão consecutiva, também comemorou com cerca de 400 convidados, os 70 anos do Sindicato, completados no dia 15 de outubro.

“Assim como outros setores econômicos, amargamos os efeitos desta crise, a mais prolongada e profunda que se tem lembrança. Porém, projetamos um cenário positivo para o ano 2020 e melhor ainda para 2021”, destacou o presidente reeleito Aquiles Dal Molin Junior.

 

Presidente reeleito do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Junior (Foto: Divulgação)

 

Ao mesmo tempo, alertou que a concretização da retomada “dependerá dos resultados das reformas estruturantes protagonizadas pelo governo federal e pelo Congresso Nacional, tanto pelo equilíbrio nas contas públicas, como pela atração do capital estrangeiro, que deverá dinamizar a nossa economia”.

Entre fatores que justificam a confiança na recuperação da construção civil o dirigente citou como mais relevantes a Taxa Selic que apresenta o menor percentual de sua série histórica, a redução de juros para financiamentos imobiliários e a inflação controlada em nível baixo. Porém nas entrevistas com a imprensa apontou como um obstáculo a ser vencido a burocracia nos licenciamentos. “Continuaremos pressionando o poder público a buscar mais celeridade nos processos, principalmente, no caso da prefeitura de Porto Alegre”.

“Temos de valorizar quem empreende na construção civil, injetando empregos na veia do Estado e viabilizando ambiente para que o RS cresça e se desenvolva. O governo do Estado tem trabalhado fortemente para atrair oportunidades”, ressaltou o governador Eduardo Leite ao destacar a importância da atividade da construção civil para o desenvolvimento e apontar um dos objetivos principais da sua gestão.

Leite aproveitou para reforçar que o Rio Grande do Sul vem trabalhando, entre outras ações, para reduzir a burocracia e os custos logísticos e tributários. “Com as reformas que estamos implantando, de estrutura da máquina pública e do código ambiental, vamos procurar reduzir impostos e o custo do próprio Estado. Estamos aqui para cumprimentar quem empreende, estimulá-los, e dizer que o melhor do RS é o que vem pela frente”, garantiu

Já o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que a instituição continuará surpreendendo o mercado com boas notícias. Quarta-feira será um dia em que a Caixa continuará o processo de revolução do cenário do crédito imobiliário. Guimarães salientou a superação de expectativas com os resultados dos financiamentos pelo IPCA. O que era projetado para um ano (R$ 10 bilhões) foi realizado em 50 dias.

A comemoração contou com a participação de cerca de 400 convidados, como autoridades, deputados, vereadores, líderes de classe empresarial e dos trabalhadores e empresários da construção.

 

Os 70 anos do Sinduscon-RS

Na comemoração dos 70 anos da entidade, o presidente Aquiles Dal Molin, saudou os ex-presidentes do Sindicato presentes:

  • Sergio Sant’Ana Pegoraro
  • Zalmir Chwartzmann
  • Paulo Vanzetto Garcia
  • Ricardo Sessegolo
  • “O guru do setor, o deputado constituinte Luis Roberto Ponte”

 

“O Sinduscon-RS comemora o reconhecimento da sociedade, que percebe o setor da construção civil como o propulsor do desenvolvimento econômico e social do país”.

Show do Sindusom

A Solenidade encerrou com uma apresentação do Sindusom, um grupo criado a partir do Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS, que se destaca pela longevidade e apoio ao cenário de artistas emergentes e consagrados da música popular do Rio Grande do Sul.

Foram mais de 60 apresentações em seis anos. Os shows no Teatro Sinduscon-RS, sob a curadoria de Mathias Behrends Pinto, acontecem em todas as últimas quintas de cada mês, entre março e dezembro, com entrada franca.

O Grupo Sindusom é formado por engenheiros associados do Sinduscon-RS como:

  • Marcelo Moises (Clarinete)
  • Zalmir Chwartzmann (Percussão)
  • Augusto César Franarin (Saxofone)

Além de músicos profissionais, como:

  • Mathias Behrends Pinto (Bandolim)
  • Rafa 16 (Violão)
  • Thayan Martins (Pandeiro)
  • Pamela Amaro (percussão)
  • Fabio Azevedo (Cavaquinho)

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MA
Sinduscon-Oeste/PR
Aconvap
Sinduscon-AL
Sinduscon-Mossoró
SECOVI- PB
Sicepot-PR
SECOVI-GO
ANEOR
Sinduscon-JP
Sicepot-RS
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea