Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/07/2020

Construção civil se pronuncia sobre o aumento dos preços de materiais

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) tem acompanhado a nível local e nacional com bastante preocupação, a elevada variação – e até abusiva – de preços dos insumos utilizados na construção, como cimento, tijolo, aço, madeira, entre outros.

As principais construtoras, tem nos demandado exaustivamente sobre estes aumentos – que em alguns casos chegam a 100% do que era praticado no mercado local – sem justificativa clara, esconde-se atrás do período de pandemia, uma vez que temos uma inflação baixa, e implicam de forma direta em desequilíbrio de Contratos já firmados em qualquer tipo de Obra, privada ou pública.

Por meio de pesquisa com pequenas, médias e grandes construtoras, fornecedores e lojas de materiais de construção constatou-se as variações de preços dos insumos não são suportados pelos contratos firmados.

Iniciamos tratativas, de forma legal, com fornecedores locais e nacionais – por meio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – no intuito de saber a real duração ou efetividade destes aumentos.

Na defesa da planilha de todos os custos incidentes na cadeia da construção que podem gerar desequilíbrios, buscamos por preços justos e aplicáveis aos contratos já vigentes, tornar o produto final mais acessível, com geração de mais empregos.

Entendemos não ser viável intensificar a retomada da economia do Estado, se não houver sério comprometimento dos setores da cadeia produtiva da construção civil. Estamos no aguardo de resposta positiva a curto prazo, ao retorno de preços pré-pandemia.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – PE
Sinduscon-TO
Sinduscon-CE
ASSECOB
Sinduscon-SM
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ADEMI – BA
Sinduscon-PE
Sinduscon-MG
Sinduscon-MA
Sinduscon-Vale do Itapocu
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea