Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/02/2020

Setor da construção orienta mulheres sobre métodos contraceptivos

Trabalhadoras da construção civil e seus familiares com interesse em planejamento familiar podem participar do grupo oferecido pelo Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) voltado para o tema.

Mediado pelas equipes de Serviço Social e de Ginecologia da entidade há 20 anos, o grupo visa oferecer maior segurança e praticidade para mulheres que desejam encontrar o melhor método contraceptivo em relação ao custo-benefício. Por meio de três encontros ao ano, o Planejamento Familiar estabelece um relevante papel educativo, além de compreender todas as questões de saúde das mulheres.

Na primeira reunião, as participantes conhecem todas as opções dos métodos. Já a partir do segundo encontro, elas recebem mais esclarecimentos sobre prevenções de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez.

“O mais importante do planejamento familiar é a mulher reconhecer, segundo as circunstâncias ao seu redor, qual a melhor hora de engravidar e o melhor momento para fazer uma pausa, entre um filho e outro”, explica Rosilene Pereira Bizerra, assistente social do Seconci-SP, responsável pela mediação do Grupo.

“A função dos encontros é fornecer todas as informações pertinentes sobre o assunto, mas, no final, é sempre a mulher quem decide qual é o método que melhor lhe convém”, complementa.

Além dos encontros e de um acompanhamento multidisciplinar, o Seconci-SP oferece gratuitamente a colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) após avaliação médica e participação nas reuniões. De acordo com Rosilene, somente em 2019, foram colocados 36 DIUs – uma média de 3 ao mês.

O Dispositivo Intrauterino vem se tornando o método mais comum de contracepção reversível de longa duração devido à sua elevada eficácia e segurança, facilidade de utilização e baixo custo. No entanto, é preciso ter certos cuidados, que são esclarecidos durante os encontros.

As inscrições para o Grupo ocorrem por encaminhamento médico ou espontaneamente. As interessadas devem procurar o setor de Serviço Social do Seconci-SP, localizado na Avenida Franciso Matarazzo, nº 74 – 5º andar, Água Branca, São Paulo/SP.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Ademi – ES
ANEOR
Sinduscon-SM
Ademi – DF
Sinduscon-MT
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ADEMI-AM
Sinduscon-Mossoró
SECOVI- PB
SINDICIG
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea