Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/04/2021

Construção civil lidera ações na prevenção de acidentes de trabalho no País

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado nesta quarta-feira (28), coroa o ‘Abril Verde’, mês da Segurança no Trabalho. O setor organizado da construção, reconhecido pela academia, entidades e governo como o setor econômico do Brasil que mais faz ações pela segurança e saúde dos seus trabalhadores, aproveita a data para homenagear a todas as vítimas de acidente de trabalho no País.

“Ninguém faz pela segurança o que fazemos. O resultado está aí em relação à Covid-19, à queda dos acidentes de trabalho e à organização nos canteiros de obras”, frisa o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

O executivo reforça que, além do reconhecimento institucional, tem também o reconhecimento técnico dos profissionais que atuam nos comitês sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), como os da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), e em discussões como a da elaboração da nova NR-18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na indústria da Construção, bem como em ações para manter a posição de vanguarda da construção civil em SST, que mostra a força do setor para o Brasil.

Normalmente, segundo o executivo, o setor, por meio dos Sinduscons e Seconcis, intensifica ainda mais suas ações no ‘Abril Verde’, mas, em razão da Covid-19, neste ano as iniciativas das entidades estão mais focadas em atos relacionados à pandemia, que tem afligido o País nos últimos meses, com reforço à importância da saúde e segurança no trabalho nos canteiros de obra.

Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho reforça a importância do cuidado com o trabalhador.

A data de hoje encerra as iniciativas da CBIC no ‘Abril Verde’, mas não as reflexões sobre a importância do investimento em SST.

Lembrando que, desde 2017, a CBIC realiza a sua Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção), primeira campanha setorial do Brasil.

A CANPAT Construção combina esforços com os principais atores da Segurança e Saúde do Trabalho – Sesi, Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Anualmente, a ação busca induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

SST gera valor para o País

A entidade também acompanha a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT 2021) que, neste ano, tem como tema central a ‘Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para o Brasil’.

Além de abordar aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a CANPAT 2021 ressalta as vantagens da redução de acidentes para toda a sociedade, com materiais gráficos e eventos enfocando que SST gera “valor para o Brasil”, “Mais competitividade para as empresas” e “Mais qualidade de vida para os trabalhadores”.

Setor não mede esforços para orientar

“A CBIC não mede esforços para orientar e promover ações e informações pelo bem-estar e pela saúde e segurança do trabalhador e de toda a sociedade”, frisa Guedes.

Neste sentido, a nova NR-18, com vigência a partir do dia 2 de agosto, é um marco na segurança nos canteiros de obras e fundamental para estimular melhorias efetivas nos canteiros de obras. Para auxiliar profissionais e técnicos sobre essa e as demais normas do setor, a entidade disponibiliza dois importantes e-books, ‘Nova NR-18 – Informativo sobre a Norma Regulamentadora da Indústria da Construção’ e ‘As Novas NRs e a Indústria da Construção’, elaborados pela CPRT/CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Ambos integram o ‘Programa CBIC Obra Certa’, constituído por projetos, programas, ações e materiais sobre as normas de segurança e saúde no trabalho aplicáveis para o setor da construção.

SAIBA MAIS
Artigo – Abril Verde: Uma reflexão sobre conquistas e desafios da Segurança
Artigo – Abril Verde: o desafio de implementar sistemas resilientes de SST
Abril Verde: segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um
Abril Verde: construção civil se une pela segurança e saúde no trabalho
Entrevista – José Almeida destaca vantagens e benefícios da prevenção de acidentes e doenças do trabalho

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
ASBRACO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-MT
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-TAP
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea